Documento sobre massacre e tortura de índios no país será debatido na Câmara

Líderes se reuniram com Alves (ao fundo) e ameaçaram obstruir as votações até a apreciação dos vetos
Líderes se reuniram com Alves (ao fundo) e ameaçaram obstruir as votações até a apreciação dos vetos

Felipe Canêdo – Estado de Minas

Um grupo composto por 13 parlamentares e 10 lideranças indígenas tem reunião marcada para o dia 20 na Câmara dos Deputados para discutir as informações contidas no recém-resgatado Relatório Figueiredo. Mais atual do que nunca, o documento, feito em 1967 e 1968 a pedido do Ministério do Interior e que descreve matanças de índios em todo o país, tem suscitado discussões entre indigenistas e produtores rurais.

Recentemente, uma carta endereçada à presidente da República Dilma Rousseff, assinada pelo Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (Condepi-MS), citou o relatório para argumentar em defesa de demarcações de terras e pedir a ela para intervir pessoalmente a favor dos povos indígenas. Uma audiência pública realizada em 22 de maio na Comissão de Direitos Humanos do Senado também debateu o documento e encaminhou pedido ao Ministério da Justiça para que os crimes nele descritos sejam investigados.

A notícia do aparecimento de quase todas as 7 mil páginas que compõem o inquérito chefiado pelo procurador Jader de Figueiredo, encontradas no Museu do Índio do Rio de Janeiro, também percorreu o mundo. Revelado com exclusividade em série publicada entre os dias 19 e 28 de abril pelo Estado de Minas, o relatório teve repercussão em jornais como o inglês The Guardian, o espanhol El País e no programa de rádio The World, co-produzido pela BBC. A organização não governamental internacional de defesa dos povos indígenas Survival, presente em quase 100 países e fundada após a divulgação em 1968 de resultados das investigações, também comemorou a notícia de que o relatório foi encontrado quase intacto depois de 45 anos desaparecido.

A carta enviada à presidente cita uma parte do documento que descreve esbulho de terras indígenas em Douradinhos (MS), ocorrido após a promulgação da Lei 1.077, em 1° de abril de 1958. O território é hoje disputado por 12 mil índios terena e guarani, que dividem uma área de menos de 35 km². Na terça-feira, um índio terena foi atingido por um tiro na nuca em Sindrolândia (MS), a cerca de 180 quilômetros de lá. Seu primo, o índio Oziel Gabriel, de 35 anos, foi morto por um tiro em 30 de maio no mesmo município.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.