Morre Jacob Gorender. Presente!

13-06-11-jacob-gorender-presente_boletimBlog da BoiTempo

Acaba de falecer aos 90 anos, Jacob Gorender, um dos maiores expoentes do marxismo no Brasil. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), integrou a Força Expedicionária Brasileira e um dos redatores da Declaração de Março de 1958, que mudou a orientação revolucionária do partido no sentido de um caminho parlamentar e reformista. Depois do Golpe de 1964, Gorender fundou e dirigiu o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Foi preso, reinventou-se como intelectual e escreveu livros como O escravismo colonial Combate nas trevas. Polêmico, Gorender criticou a obra de Werneck Sodré e questionou as ideias de Caio Prado Junior. Também é autor de A escravidão reabilitada e Marxismo sem utopia.  Mais recentemente, ele se dedicava a compreender o Brasil numa perspectiva crítica dos anos Lula.

Neste ano a Boitempo incluiu um texto de Gorender em sua edição do Livro I d’O capital.

Confira a íntegra da entrevista concedida por Gorender à Margem Esquerda n. 9, publicada em 2007, aqui.

Confira também o texto de Lincoln Secco, professor de História Contemporânea na USP, sobre Gorender, publicado aqui no Blog da Boitempo.

Jacob Gorender foi homenageado na primeira edição do Curso Livre Marx-Engels, em 2008. Ainda hoje publicaremos no canal da Boitempo no YouTube o vídeo que registra essa homenagem.

Jacob Gorender, presente!

Entrevistas

Confira transcrição da entrevista de Jacob Gorender no programa Roda Viva, gravada em 2006.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.