Indígena Terena baleado nas costas em Sidrolândia, MS, pode ser transferido para hospital no DF

O Terena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, pode ter sequelas neurológicas em decorrência do tiro que levou nas costas, na noite de terça-feira (4), em uma fazenda na região de Sidrolândia. Foto: TV Morena
O Terena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, pode ter sequelas neurológicas em decorrência do tiro que levou nas costas, na noite de terça-feira (4), em uma fazenda na região de Sidrolândia. Foto: TV Morena

Segundo coordenador regional da Funai, família autorizou o procedimento. Médicos que atendem o paciente na Santa Casa devem avaliar o caso

G1 MS – O índio terena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, pode ser transferido no início da semana para o hospital Sarah Kubitscheck, em Brasília, de acordo com informações do coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) que atua na área de conflito, Jorge das Neves. O indígena foi baleado na terça-feira (4) em uma fazenda na região de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.

Segundo o coordenador, a família autorizou, neste sábado (8), a ida do paciente para outro hospital, mas aguarda avaliação dos médicos que o atendem na Santa Casa. Nesta tarde, um grupo de terena fez um ritual em frente ao hospital pedindo aos deuses a recuperação da vítima.

Resgate

Alves foi socorrido após levar o tiro e levado inicialmente para o  Hospital Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silverio Barbosa em Sidrolândia. Em seguida, transferido para Campo Grande.

Conforme a Santa Casa, a bala está alojada na 7ª vértebra da coluna cervical e, por enquanto, não há necessidade de cirurgia. O paciente não autorizou repassar detalhes do estado de saúde dele e não foi informado se ele consegue movimentar as pernas.

O diretor técnico do hospital, Luiz Alberto Kanamura, disse durante a quarta-feira (5) que foram feitos exames de tomografia e outros complementares que atestaram que Alves não corre risco de morte. O médico admitiu que ele pode ter sequelas. “Cada caso é um caso, existe possibilidade de sequelas, possibilidade grande”.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.