Confirmado o óbvio: totalmente desrespeitada, Marta Azevedo deixa a Funai. Leia seu e-mail de despedida e a Nota Oficial da Funai

Marta Funai

A assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou que Marta Azevedo não está mais à frente da instituição. Ela deixou o cargo alegando problemas de saúde. A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Maria Augusta Assirati, assumirá a presidência provisoriamente.

E depois? Quem os ruralistas indicarão?

Carta de Marta Azevedo aos servidores da FUNAI, datada de 4 de junho:

“Informo que, por razões de saúde, solicitei minha exoneração do cargo de presidenta deste órgão ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Tomei essa decisão em virtude da necessidade de fazer um tratamento médico que é incompatível com os trabalhos e a agenda de presidenta desta instituição. Informo, ainda, que a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável Dra Maria Augusta Assirati ficará respondendo interinamente pela presidência.

Ressalto que a diretora Maria Augusta veio compor a minha equipe, sendo pessoa de total confiança e que tem um histórico de luta e de compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, e mais participativa. Agradeço imensamente a ela a coragem de assumir essa tarefa de dar continuidade aos nossos trabalhos. Agradeço também aos diretores da DAGEs e DPT, bem como à equipe do gabinete e da assessoria da presidência a coragem de assumirem e darem continuidade à nossa missão institucional, mantendo o amplo diálogo com os povos indígenas, servidores e demais setores do governo.
Saio com a clareza de que conseguimos coletivamente muitos avanços nesse ano e pouco de gestão,  apesar dos percalços intrínsecos à nossa missão.
Enfatizo que as ações da Funai continuarão conforme pactuado no Plano Plurianual (2012-2015), com especial ênfase no fortalecimento e melhoria da gestão e aprimoramento de nossas atividades enquanto órgão indigenista federal responsável pela coordenação das políticas indigenistas do governo.
Reafirmo que continuarei contribuindo com a causa indígena, colaborando com o governo e com os demais setores da sociedade brasileira que defendem e promovem os direitos dos povos indígenas.
Brasília, 4 de junho de 2013
Maria Marta Azevedo
Presidenta da Funai
Nota oficial da Funai:

“Informamos que, por razões de saúde, a presidenta da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, entregou seu pedido de exoneração ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Esta decisão foi tomada por ela em virtude da necessidade de realizar tratamento médico que é incompatível com a agenda de presidenta.

A Funai informa ainda que a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai, Maria Augusta Assirati, assumirá o cargo interinamente. Ressaltamos que Maria Augusta ingressou na Funai a convite da presidenta e tem conduzido a DPDS com extrema competência e comprometimento com a missão deste órgão. Maria Augusta e os demais diretores darão continuidade à missão da instituição na promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas, com o compromisso de fortalecimento da Funai, mantendo o amplo diálogo com os povos indígenas, servidores e demais setores do governo.

Fundação Nacional do Índio – Funai
Brasília, 07 de junho de 2013”

Comments (1)

  1. Se fizermos uma pesquisa sobre as “demissões”pedidos de licença e outros de presidentes da Funai vemos que não ha grandes diferenças.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.