Europeus afirmam que Brasil está vivendo “Primavera dos Índios”

Índios munduruku ocupam Belo Monte. Foto: http://ocupacaobelomonte.wordpress.com/
Índios munduruku ocupam Belo Monte. Foto: http://ocupacaobelomonte.wordpress.com/

Elaíze Farias

A repercussão das recentes mobilizações dos povos indígenas do Brasil começa a ter ressonância no mundo. Na Europa, organizações de direitos humanos estão chamando as mobilizações contra a violação de direitos dos povos nativos brasileiros de “Primavera Indígena”, numa alusão ao termo adotado nos últimos anos em países daquele continente e no Oriente Médio.

Nesta quarta-feira, um portal português diz que “o país está vivendo uma verdadeira Primavera dos Índios, com o aumento do número de retomadas de territórios”.

A matéria do portal, que consultou várias organizações que estão acompanhando a situação no Brasil, faz referência à morte do índio terena Oziel Gabriel, 35 anos, após este ser atingido por um tiro durante ocupação da Fazenda Buriti, no Mato Grosso, possivelmente disparado por policiais federais.

A matéria, que descreve as mobilizações como “levante”, também faz referência à ocupação de indígenas de diferentes etnias, sobretudo do munduruku, no canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A ação é para protestos contra o processo de construção do Complexo de Hidrelétricas no rio Tapajós.

Compartilhada por GleiceOliveira Guarani-Kaiowá.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.