Marin teve atitude condenável na ditadura, diz membro da Comissão da Verdade

José Maria Marin, presidente da CBF, em coletiva de imprensa, no Rio
José Maria Marin, presidente da CBF, em coletiva de imprensa, no Rio

Ítalo Nogueira – Folha de S.Paulo

RIO – O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fontelles, classificou na noite desta terça-feira como “atitude horrível” a atuação de José Maria Marin, que hoje preside a CBF, durante a ditadura militar. Ele disse, porém, que o grupo não analisa qualquer participação do ex-governador durante o regime.

Marin tem sido alvo de campanha de entidades de direitos humanos e parlamentares a renunciar do comando do futebol nacional em razão de sua atuação durante a ditadura militar.

Ele é criticado por dois discursos no qual critica a condução do jornalismo na TV Cultura, à época comandado por Vladimir Herzog –morto em seguida pela ditadura–, e elogia o delegado Sérgio Fleury, do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), acusado de vários casos de tortura e da morte do jornalista.

“O que há de concreto é que ele primeiro critica a emissora Cultura, que Herzog era diretor, e depois faz um elogio enorme a uma figura tétrica do Estado ditatorial militar que era o delegado Fleury. É o que se tem. Dois discursos. Há de se condenar a postura desse sr. José Maria Marin. Daí a extrair que ele foi um agente público que violou os direitos da pessoa humana é um pouco longe”, disse Fontelles, no Rio, onde participa de seminário.

Ele afirmou que o caso de Marín não é no momento alvo da comissão. “A gente pode desenvolver, mas com o quadro que está não dá para se voltar. A nossa missão é clarear as graves violações contra o direito da pessoa humana. Um discurso [não é]… Mas é evidentemente uma atitude horrível.”

Em artigo publicado pela Folha, no dia 10 de abril, Marin se defendeu de críticas. No texto, ele diz que é uma calúnia e difamação declararem que ele foi o responsável pela tortura e morte de Vladimir Herzog.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.