Grupo terena volta à sede da fazenda Buriti

Índios se preparam para a retomada da sede da fazenda.(Foto: Vanderlei Aparecido)
Índios se preparam para a retomada da sede da fazenda.(Foto: Vanderlei Aparecido)

Ângela Kempfer e Viviane Oliveira, de Sidrolândia, Campo Grande News  

Cerca de cem índios[sic] da etnia terena voltaram a invadir[sic] nesta sexta-feira a fazenda Buriti, em Sidrolândia. Eles montaram acampamento ao lado da sede queimada durante confronto com a Polícia na manhã de ontem.

Logo cedo, quando a equipe do Campo Grande News passou pela propriedade, todos os acessos estavam liberados, mas por volta das 9h30 os terena trancaram a porteira e bloquearam a passagem na estrada vicinal que leva à propriedade.

Há dois índios[sic] de motocicleta na estrada, impedindo o acesso. Eles garantem que o movimento vai aumentar. Dizem que, após o sepultamento de Oziel Gabriel, todas as famílias que estavam na fazenda até ontem vão retornar à área. 

Oziel foi baleado ontem, durante o cumprimento da ordem de reintegração de posse da Justiça Federal.

Apesar da desocupação feita à força pela Polícia Militar e Polícia Federal, nenhum segurança ficou no local para impedir uma nova invasão [sic].

Compartilhada por Susan De Oliveira Guarani Kaiowá.

Comments (4)

  1. Os indios agora virou ladrão de terra e incendiarios,cade o gado da fazena, isso é roubo tem que meter indio na cadeia por isso, racismo é o ue eles esão fazendo se dizendo dono do brasil.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.