Carta aos trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM)

ocupação belo monte

[Estamos tentando distribuir esta carta em forma de panfleto aos trabalhadores do canteiro. A Força Nacional está impedindo, inclusive está recolhendo nosso material. Os trabalhadores ficaram bravos com a polícia, porque eles querem dialogar conosco e ler nossa carta. Nós temos medo que o Consórcio Construtor incite um grupo de trabalhadores infiltrados a criar intrigas, por isso é importante que todos divulguem esse material]

Nós, indígenas, escrevemos a vocês trabalhadores da obra da barragem.

O CCBM está dizendo para o governo e imprensa que nós somos inimigos, nós índios e vocês trabalhadores de Belo Monte. O Consórcio disse na quinta para o jornal O Globo que nós e vocês somos selvagens e que nós vamos nos matar entre nós. Isso é absurdo e preconceituoso.

Nós viemos de longe e muitos de vocês vieram de longe. Nós temos coisas em comum. Nós jogamos bola juntos no canteiro.

Nós sabemos dos problemas que vocês têm, porque durante a ocupação, vários trabalhadores vieram reclamar dos problemas que vocês passam na obra. Por isso, nós dizemos: queremos apoiar a causa de vocês. Queremos juntar as nossas reivindicações com as reivindicações dos trabalhadores.

Nós sabemos que a empresa também pode pagar alguém para fazer confusão com a gente, mas viemos em paz com os trabalhadores e propomos que nós devemos nos juntar.

Nós, indígenas, vocês trabalhadores e os moradores da cidade – estamos todos sofrendo por conta dos mesmos culpados. Na hora em que nos juntarmos, eles vão ter que nos ouvir.

Nós queremos conversar e trabalhar junto com vocês.

Saweh! 26 de maio de 2013

Compartilhada por GleiceOliveira Guarani-Kaiowá.

Comments (5)

  1. foi demitido em fevereiro de 2015 fiquei com umas horas de plr pra receber, me disseram que assim que fosse pago dos outros funcionários seria pago pra mim, mais até agora nada

  2. Eclesiastes,
    nós não temos como fazer absolutamente nada a respeito. E nem acho que a CCBM vai ler a sua reclamação aqui.
    Sugiro que você vá efetivamente buscar os seus direitos, na Justiça.
    Boa sorte.

  3. matricular:8380, foi demitido e ficou pedente um reembousso de R$ 400 reais e 125 horas de PLR, vou esperar ater dia 25 de julho, se não vou procurar os meus direito.

  4. fazer o pagamento do moisés Miranda de souza,que ainda não caiu na conta do mesmo,gostaríamos que mandasse urgente pois eu tenho contar para paga.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.