Ruralista senadora Kátia Abreu pede ajuda à CNBB para “brancos produtores rurais” e acusa Cimi de “criar conflitos entre brancos e índios”

O (sem comentários) discurso da senadora ruralista, que também é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), foi feito na tribuna do Senado. Como é bem curto – 52 segundos -, gasto um tempo transcrevendo-o, para que fique duplamente registrado. (Tania Pacheco)

“O Cimi, que representa PARTE da Igreja Católica… Eu quero dizer a MINHA Igreja Católica. Sou cristã e católica… Que os brancos produtores rurais na sua grande maioria são católicos… Eu peço ajuda à CNBB, ao presidente da CNBB, ao secretário-geral, que não deixem o Cimi criar esse conflito entre brancos e índios. Porque também nós somos cristãos, e queremos a proteção da Igreja, senhor presidente. Nós somos católicos na nossa grande maioria, e tem uma parte da Igreja que protege apenas os índios! E quem vai nos proteger? Será que até a Igreja vai nos virar as costas? Eu não acredito que isso possa acontecer. Eu não acredito que isso é o pensamento geral da Igreja. Da MINHA Igreja, que eu frequento e congrego…”.

Comments (10)

  1. Mais uma vez reafirmo meu apoio ao CIME e ao povos Indigenas que estão morrendo pela sua terra. Eles sabem respeitar o ambiente em que vivem. Sou contra essa política dos ruralistas destruidora, a qual a SENADORA representa. Portanto, acredito que a nossa igreja continuará do lado dos primeiros donos dessa terra.

  2. É a metralhadora contra os povos indígenas, usando de uma mandato popular para oprimir, nem mesmo com a morte de um índio a fez se desculpar ou reconsiderar, nesse caso de cristã não tem nada ou melhor, prefere a morte pelo dinheiro poder, ganancia. Salve quem puder.

  3. “Deus realiza proezas com seu braço, dispersa os soberbos de coração, derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes”Lc1,51-52
    Senhora Ministra, após ler e escutar suas palavras a respeito do CIMI, me vejo na obrigação de esclarecer algumas coisas:
    A senhora se diz “Cristã Católica”, pois bem; lembro-a que Jesus Cristo sempre esteve do lado dos marginalizados, excluidos e pobres. Sua opção preferencial foi pelos pobres e oprimidos por um poder que visava apenas interesses próprios. Sua fala ajuda a reafirmar minha opção pelos povos indígenas, negros e pobres de hoje. Porque sou Católica Cristã, Discípula de Jesus Cristo.
    Repense suas escolhas!

  4. A Kátia Abreu é uma pessoa uqe diz cristã. Ela não lê A Bíblia, aonde Jesus diz que “não há maior amor, do que ele que dá a vida pelos seus irmãos”. O pesoal do CIMI são verdadeiros missionários como o Bom Samaritano” e os ruralisatas são os que nocateiam nosso povo levando-os a chão, enquando eles concentram a terra e a riqueza roubam das comunidades sua vida, seus sonhos e direitos no seu modo de vida. Os ruralistas não lêm a passagem do jovem rico quando encontra Jesus, e nem Lêem o encontro de Jesus e Nicodemos, que ao aceita Jesus resolveu partilhar para devolver ao povo aquilo que lhes tirou.

  5. O pior do vídeo foi ver a passividade do presidente da mesa e dos demais senadores diante da tresloucada senadora. Ninguém a interrompeu para dizer que ela estava fazendo o pedido no lugar errado. Se ela queria mandar um recado para a CNBB, a Cúria, o Papa Franchesco ou qualquer outro membro graduado da igreja católica, que usasse seus respectivos e-mails ou telefones ao invés do Senado Fedral. Ninguém a interrompeu para perguntar: “E o Kiko?” como seria adequada. Se a igreja não atende aos anseios da parcela ruralista de seu rebanho, o problema é deles e da igreja, o senado não tem nada a ver com isso.

  6. Antes que seja tarde OU A CNBB FAZ UM PRONUNCIAMENTO SOBRE AS DECLARAÇÕES DESSA SENHORA OU CORRERÁ O RISCO DE PERDER A CREDIBILIDADE DIANTE DE SUA HISTÓRIA, DIANTE PROFETISMO CRISTÃO E DIANTE DOS QUE COMPARTILHAM E COMPARTILHARAM ‘VIDA PLENA’ COM E POR UMA IGREJA SÉRIA, COMPROMETIDA COM OS POBRES COMO PEDRO CASALDÁLIGA, LEONARDO BOFF, JOSE COMBLIN, DOM TOMAZ BALDUINO, DOM HELDER CAMARA, DOM ALOISIO LORSCHEIDER entre tantos outros….

  7. Tem que dar de presente pra ela um livrinho resumindo as deliberações do Concílio Vaticano II, da Segunda Conferência Episcopal Latino-americana de Medellín e da Conferência de Puebla.

  8. Desculpe discordar de você, Alisane, mas essa senadora não tem absolutamente nada de desorientada e/ou de alienada. Muitíssimo pelo contrário. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura e ruralista Kátia Abreu sabe exatamente para onde quer ir e para onde quer nos levar. Só que nós nos recusamos a ir!

  9. Essa senadora é desorientada e alienada.
    Dózinho desses crápulas…… o vídeo é repugnante………
    Por que não levar à tribuna, índios, camponeses, pessoas afetadas diretamente pela ambição desmedida dos ruralistas. Os camponeses também são católicos, os trabalhadores da agricultura familiar também o são. Isso não é critério para exigir apoio. O cenário é de batalha, mas o que se precisa é de Reforma Agrária com justiça. E meus caros, o que é justo está do lado dos pequenos, dos índios, dos pequenos agricultores.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.