Governo de Mercedes protesta contra possível enterro de Videla na cidade

Videla encontra Pinochet: companheiros | Foto: www.madres.org
Videla encontra Pinochet: companheiros | Foto: www.madres.org

Sul 21 – Da Redação*

A secretaria de Direitos Humanos do governo de Mercedes, cidade natal de Jorge Rafael Videla, afixou nesta segunda-feira (20), nos arredores do cemitério, 22 cartazes com os nomes de desaparecidos durante a ditadura na Argentina. A iniciativa veio após o advogado dos familiares do ex-ditador, Adolgo Casabal Elia, ter indicado que ele “a princípio” deve ser enterrado na cidade, situada a 100 quilômetros de Buenos Aires.

O secretário Marcelo Melo explicou que o objetivo de pendurar os cartazes é “mostrar repúdio à possibilidade de que o corpo de Videla seja enterrado” na cidade. “Deve ser a pessoa mais nefasta deste país e, logicamente, a cidade de Mercedes não quer carregar esse peso”, explicou.

A Justiça Argentina autorizou nesta terça-feira (21) a entrega do corpo de Videla para sua família. Casabal Elia explicou que, embora a Justiça já tenha autorizado a entrega após a autópsia, o corpo do ex-ditador não poderá ser retirado do necrotério “até cumprir todos os requisitos administrativos”.

Jorge Videla morreu na sexta-feira passada aos 87 anos em uma prisão da cidade na província de Buenos Aires de Marcos Paz, onde cumpria pena de prisão perpétua por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a ditadura militar (1976-1983).

*Com informações do Opera Mundi

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.