ES – Petição pela alteração do nome da avenida “Dante Micheline” para “Araceli Cabrera”

Araceli

Para assinar, clique AQUI. Para saber o motivo, continue a ler:

Araceli morta

 

“Há exatamente 40 anos, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos, saia mais cedo da escola a pedido de sua mãe; dirigiu-se ao ponto mais próximo e seguiu em direção ao centro de Vitória, como fora pedido no bilhete deixado na escola com a assinatura de Dona Lola Sanchéz. Após esse dia, Araceli nunca mais foi vista com vida.

Passado um tempo sem ter notícias da filha e preocupado pelo fato da menina não ter voltado para casa, Gabriel Crespo, o pai, entrou no carro da família e seguiu à procura da criança, porém sem sucesso. Por 6 dias ninguém teve qualquer notícia sobre o paradeiro de Araceli, até que dia 24 de maio, enquanto caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil de Vitória (Hospital Jesus Menino), um menino encontrou os restos de uma criança.

A partir daí começava a surgir a história bizarra que envolvia famílias ricas, drogas, estupros e torturas.

Durante muito tempo, o corpo encontrado no terreno foi deixado intocado na gaveta do Instituto Médico Legal (IML), pois ninguém tinha coragem de investigar o caso que envolvia as famílias mais poderosas do Espírito Santo; dentre elas, estavam os Michelini e os Helal, ambas com ligações no governo (político e jurídico) e conhecidas por usarem drogas e violentar meninas.

Quem se atreveu a dar continuidade ao caso foi eliminado; foram 14 testemunhas mortas. A mãe da menina também foi apontada como suspeita, pois Lola Sanchéz, de nacionalidade boliviana, era a ligação do tráfico de drogas entre a Bolívia e o Brasil, e teria usado a própria filha como “mula” ao pedir à garota que entregasse um pacote a Jorge Michelini, um dos suspeitos de morte da criança.

Ao chegar onde deveria ser entregue o envelope, a menina foi drogada, estuprada, mutilada e seu corpo recebeu uma dose de ácido para dificultar a identificação. Os três suspeitos do crime, Jorge Michelini, Dante Michelini Júnior e Paulo Helal nunca foram condenados.

O corpo de Araceli só foi enterrado 3 anos depois de seu assassinato e a data 18 de maio, dia em que desapareceu, foi escolhida para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores”.

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração imagens Históricas
Sugestão de Patricia Hamilton

Fontes:

– AMORIM, Ana Paula. “1973 – Araceli, vítima da crueldade”. Jornal do Brasil. 18 de maio de 2008.
<http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=8524>

– Comite Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
<http://www.comitenacional.org.br/o-que-e-18-maio-000.php>

Compartilhado por Mirt’s Sants.

Comments (1)

  1. não tenho nem palavras para descreve o tamanho da indignação , como mãe me revolto . as crianças são o nosso futuro e devemos proteger a inocência delas , contra qualquer forma de violência e abuso

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.