Paralisação das obras do Comperj é essencial para que irregularidades sejam evidenciadas

riotoxico_pescadores
Pescadores protestam contra o Comperj

A decisão da 2ª Vara Federal de Itaboraí de suspender as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) não pode ser vista com surpresa pela Petrobras e seus parceiros, uma vez que as  irregularidades na construção do projeto vêm se acumulando desde 2008  sem que nada tenha sido feito, destaca a Relatoria do Direito Humano ao  Meio Ambiente da Plataforma DESCHA.

Há cinco anos, o Ministério Público  Federal (MPF) entrou com a ação na Justiça denunciando que o Estudo de  Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela empresa e aprovado pelo  Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) tratava apenas dos impactos  das “principais instalações”, deixando sem análise completa os efeitos  do empreendimento como um todo, incluindo a construção de um emissário  para escoamento de efluentes na região de Maricá, que é mar territorial,  sistemas de dutos, porto em São Gonçalo, linhas de transmissão, além de  outras obras.

E a própria autorização do empreendimento pode ser considerada ilegal, uma vez que, sendo de grande porte, com impactos sobre bens da União – os manguezais e a Baía de Guanabara – e com efeitos nacionais, a competência do licenciamento deveria ter sido do  Ibama. O fracionamento do licenciamento funcionou, assim, como uma manobra para que a competência fosse delegada ao INEA. As  irregularidades, assim como recomendações de medidas de superação das violações de direitos humanos identificadas, estão na nota que a Plataforma DESCHA envia hoje ao Ministério Público Federal (MPF), Ibama, BNDES e TRF-2, além da 2ª Vara de Itaboraí e outros órgãos do estado.

O  licenciamento também não considerou devidamente os impactos nos  territórios de pesca artesanal. Sendo privadas dos seus meios de subsistência, do seus direitos de decidir sobre a própria vida, comunidades de pescadores convivem também com violações dos seus direitos civis e políticos. Lideranças da pesca artesanal do Rio de  Janeiro encontram-se em situação de insegurança enfrentando ameaças de morte decorrentes da sua defesa da Baia de Guanabara, saturada por processos industriais e em especial a indústria de petróleo de petroquímica. A experiência e os estudos desses sujeitos, assim como a visível transformação do espaço, indicam que essa atividade e seus impactos socioambientais inviabilizam a pesca artesanal realizada como  fator econômico e organizador sociocultural por comunidades que vivem no  entorno da baía.

Em missão sobre os impactos do Comperj, realizada nos meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, a Relatoria estabeleceu diálogos com diferentes organizações sociais, comunidades, autoridades e órgãos públicos envolvidos na questão, junto a uma rigorosa pesquisa de fontes secundárias. Pontualmente, foram levantados: conflitos e tensões sobre a competência de licenciar e  fiscalizar; insuficiência técnica dos procedimentos e estudos institucionais; poluição ambiental e pressão sobre os ecossistemas e à  biodiversidade; perda dos territórios e comprometimento do bem estar  comunitário; cerceamento do direito ao exercício de organização política, mediante violência física e simbólica; e omissão, conivência e participação do Estado. A Relatoria verificou que a cadeia produtiva do petróleo é hoje uma das que mais impacta social e ambientalmente a Baía de Guanabara, instituindo zonas de sacrifício e apresentando baixa  preocupação com a justiça socioambiental. Essa circunstância exige, por parte do Estado, bastante delicadeza e comprometimento com esse  território, com vistas a promover a contenção e mitigação dos impactos  já existentes e prevenção contra agravamento ou geração de novos  impactos.

Recomendações ao Poder Público

1. Que as obras do Comperj sejam paralisadas até a realização de uma Avaliação Ambiental Estratégia (AAE) para apresentação dos impactos sinérgicos,  cumulativos e indiretos de todas as obras na Baia de Guanabara.

2. Anulação do licenciamento ambiental concedido pelo INEA e realização do mesmo pelo Ibama. Deve-se garantir a participação efetiva e ativa das  comunidades e organizações sociais, em especial os coletivos representativos das comunidades da pesca artesanal.

3. Que sejam rigorosamente observadas a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e de Comunidades Tradicionais, o Programa  Nacional de Direitos Humanos-3 e a Convenção 169 da OIT, da qual o  Brasil é signatário.

4. Que o BNDES abstenha-se de financiar e institua processos de diálogos com a sociedade civil, em torno de empreendimentos cujo processo de  licenciamento esteja sendo objeto de questionamentos por parte de grupos  atingidos, organizações de direitos humanos e ambientais, o Ministério  Público e a Justiça.

5. Que o estado do Rio de Janeiro realize um processo de formação junto aos seus técnicos sobre questões socioambientais, com especial atenção à  justiça ambiental e direitos humanos, enfrentamento e prevenção aos  racismo ambiental, e à atualização sobre as conquistas democráticas  nacionais, leis e tratados internacionais sobre o tema do Meio Ambiente,  e das quais o Brasil é signatário.

Comments (2)

  1. Parabéns à 2ª Vara Federal de Itaboraí pela coragem de paralisar este empreendimento. O respectivo EIA/RIMA do empreendimento demonstra impactos severos, principalmente ligados à destinação dos resíduos durante a fase de oprtação do empreendimento, além de apresentar uma avaliação de impactos socioambientais com erros crassos, incluindo probabilidades de riscos e acidentes.
    Talvez com a atuação do IBAMA haja maior profissionalismo pelo menos na avaliação ambiental de um empreendimento tão grandioso com o COMPERJ.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.