Ustra nega crimes na ditadura e ataca presidenta Dilma

Em depoimento à Comissão da Verdade, ex-chefe do DOI-Codi/SP negou as acusações de que tenha sequestrado, matado, torturado e ocultado cadáver à época do regime. Ustra também acusou a presidenta Dilma Rousseff de participar de “organizações terroristas”

Vinicius Mansur – Carta Maior

Em depoimento à Comissão Nacional da Verdade (CNV) na manhã desta sexta-feira (10), o ex-chefe do principal órgão de repressão da ditadura militar brasileira, coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, negou as acusações de que tenha sequestrado, matado, torturado e ocultado cadáver à época do regime. “Isso nunca aconteceu, digo em nome de Deus”, afirmou o ex-comandante do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna do 2º Exército em São Paulo (DOI-Codi/SP) entre 1970 e 1974.

O depoimento foi colhido na sede da CNV, em Brasília, mas também foi transmitido ao vivo, pela internet.

Mesmo estando munido todo o tempo de um advogado e de decisão judicial que lhe permitia ficar calado, Ustra decidiu falar em um depoimento de mais de uma hora, respondendo a diversas perguntas dos membros da CNV, Claudio Fonteles e José Carlos Dias, exaltando-se em diversos momentos. Perguntado se ocultou cadáveres, ele respondeu esbofeteando a mesa: “Sempre agi segundo a lei e a ordem. Não vou me entregar. Lutei, Lutei e lutei”.

Em poucos momentos optou pelo silêncio. Quando arguido sobre a utilização do pau de arara e de choques elétricos, decidiu não responder. “Está tudo escrito no meu livro”, esquivou-se.

Além de negar a sua participação na tortura, Ustra também negou que atos do tipo tenham sido cometidos dentro do DOI-Codi. Após Fonteles apresentar um documento secreto das Forças Armadas que revelava que mais de 50 pessoas foram mortas dentro do órgão após serem presas, o ex-coronel afirmou que o arquivo não provava a acusação e disse que as mortes dos militantes de esquerda aconteceram em combate. “Você acha que eles eram anjinhos que foram mortos na prisão. Eles eram terroristas armados”, ironizou aos berros Ustra.

Dilma
O ex-chefe do DOI-Codi afirmou que havia mais de 40 “organizações terroristas” cujos estatutos e programas diziam que seu objetivo final era a ditadura do proletariado e o comunismo. “O objetivo intermediário era a luta contra os militares”, simplificou e, em seguida, disparou contra a presidenta Dilma Rousseff.

“Inclusive nas quatro organizações terroristas que nossa atual presidenta da República, hoje está lá na Presidência da República, ela pertenceu a quatro organizações terroristas que tinham isso, de implantar o comunismo no Brasil. Então estávamos conscientes de que estávamos lutando para preservar a democracia e estávamos lutando contra o comunismo”.

Confusão
Após as seguidas negativas de Ustra, o Claudio Fonteles perguntou se ele faria uma acareação junto com Gilberto Natalini (PV), vereador de São Paulo que havia dado depoimento à CNV um pouco antes, sustentando que foi torturado pelo ex-coronel em 1972. ”Não faço acareação com terrorista”, respondeu imediatamente, provocando a ira do vereador que assistia da plateia. “Eu não sou terrorista. Terrorista é você!”, gritou Natalini. Um bate-boca se instalou no local e assim que a ordem foi retomada a comissão decidiu encerrar o depoimento.

Carlos Alberto Brilhante Ustra responde na justiça a diversas acusações de crimes praticados durante a ditadura, mas é protegido pela Lei da Anistia. Em junho de 2012 ele foi condenado a pagar R$ 50 mil, por danos morais, à família do jornalista Luiz Eduardo da Rocha Merlino, morto em 1971 pela tortura militar.

A decisão foi tomada em primeira instância, Ustra já recorreu e aguarda resposta. À época seu advogado informou que “a fonte do direito à indenização passa por um ilícito que já foi anistiado”, disse.

Comments (1)

  1. É um nojento mesmo! Sempre foi um torturador e assassino, se tivesse nascido na Alemanha de Hitler teria ido parar em Nurembergue. Enquanto ela mente em nome de Deus, várias pessoas o denunciam em nome da verdade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.