Uma ponte entre a aldeia Krahô e a cidade de Itacajá

Percebemos com o tempo a distância e um desconhecimento entre a aldeia krahô e Itacajá, a cidade mais próxima. Tadeu, cacique da aldeia Pé de Coco nos conta a história antiga de Itacajá: antes os krahô eram os donos da terra. Tivemos depois a ideia de fazer pequenos filmes que rompessem os estereótipos dos brancos, neste caso, do índio que não trabalha, como se aprende até hoje nas escolas. Resolvemos projetar esses filmes na cidade de Itacajá. Conseguimos o apoio da Prefeitura e fizemos uma grande sessão com presença dos moradores brancos (cupen) e dos krahô (mehin). Uma experiência rica e bastante animada mostrou uma realidade indígena tão próxima mas ao mesmo tempo tão distante.

Compartilhada por Tsitsina Xavante.

Comments (1)

  1. os povos krahos produzem sim alimentos de acordo com a sua cultura costumes e da forma como foram ensinados pelos seus antepassados produção esta que e única e exclusiva para o sustento da familía e não destinada a comercializaçaõ .
    Vivem de formas diferente o trabalho para os indiginas não e algo para nos desgastar fisicamente e mentalmente e sim trabalhar de forma que voce não perca toda sua energia pois amanha terár que trabalhar novamente e não visa o emrequecimento e sim o sustento.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.