MPF lança Mapa interativo e democratiza informações sobre sua atuação em todo o Brasil

Mapa MPF

 

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No seu Portal da Transparência, o Ministério Público Federal disponibilizou quinta-feira última, dia 25 de abril, uma ferramenta importantíssima para a democratização da justiça, abrindo as informações sobre sua atuação: o Mapa de Atuação do MPF. Escolhendo-se uma cidade onde o MPF tem uma unidade, aparece de imediato o número de processos em andamento, como pode ser visto na foto acima.

Clicando sobre eles, temos uma listagem da qual constam o número do processo, o tema envolvido na questão e em qual câmara ele está. Definindo um tema (eu escolhi Direitos Indígenas), vamos para outra página, na qual escolhemos uma região para consulta (no meu caso, a 3ª, correspondendo a SP e MS). Agora, pode-se optar por uma palavra-chave, como Guarani-Kaiowá. Finalmente, temos a informação dos diferentes processos em pauta e podemos escolher, dentre eles, sobre qual desejamos informações. Minha escolha, como pode ser vista abaixo, foi Pyelito Kue. 

Mapa MPF - GK

A partir daí, é só ir adiante, buscando informações não apenas sobre esse processo como sobre outros também. Para ter acesso ao Mapa, basta clicar AQUI.

O Mapa foi lançado na internet no dia 25 de abril último. Me parece ultra importante divulgá-lo, e agradeço a Diosmar Filho pela dica.

Comments (1)

  1. Sim, Sim,
    Muito importante mesmo contarmos com o MPF neste esforço que faz de, para ter acesso às informações. Precisamos mesmo fazer uma divulgação massiva deste fato ate para que sirva de exemplo aos demais órgãos públicos que insistem em permanecer atuando na obscuridade, sem democracia, sem controle social. É o caso, por exemplo, do setor nuclear. Que, aliás, vai além, mentindo, omitindo e manipulando informações.
    Parabens ao MPF, parabens ao CR por dar publicidade a fato tão importante.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.