MS – Tekoha Itay-Douradina continua sob ameaça e solicita presença urgente de autoridades

No dia 22 de abril de 2013 é o dia de aniversário da invasão dos territórios indígenas pelo Pedro Álvares Cabral. Completam 513 anos de invasão das terras indígenas e genocídio indígena. Nesse dia 22 de abril, a comunidade Guarani-Kaiowá de Itay-Douradina-MS envia uma carta a todos/as comunicando e revelando o ataque genocídio dos fazendeiros à comunidade Guarani-Kaiowá continua rigorosamente no Mato Grosso Sul. Segue a Carta da comunidade Guarani-Kaiowá. Conselho da Aty Guasu.

Carta-solicitação das comunidades Guarani-Kaiowá do tekoha Itay-Douradina-MS

Nós comunidades Guarani-Kaiowá do Itay, vimos através desta carta comunicar a todos/as que em cinco anos nós já fomos atacados três vezes por conta da nossa luta pela demarcação e devolução de nossa terra tradicional. Um dos ataques genocídio dos fazendeiros à comunidade aconteceu no dia 12 de abril de 2012, em pleno dia, às 16h30min. Esse foi fato de ataque genocídio de karai fazendeiro (que era ex-policial, nós indígenas não sabíamos que era ex-policial) à comunidade da terra indígena Itay-Panambi em conflito, no momento em que nós comunidades fomos obrigados nos defender do ataque de tiros-balas de ex-policial.

Infelizmente, nesse ataque genocídio do ex-policial que chegou lançando vários tiros em direção da comunidade onde se encontravam as mulheres, crianças e idoso/as. Um dos tiros atingiu a cabeça do João da Silva, de 51 anos. Já ferido o João tentou desarmar o karai atirador (ex-polícial). No momento, o autor de tiros ex-policial saiu também ferido e faleceu a caminho do hospital. Em decorrência desse fato, um indígena ferido João da Silva foi preso, antes de receber atendimento médica, ficou preso com ferimento na cabeça.

No dia 16 de abril, a esposa do João da Silva fez visita rápida ao João na cadeia/Polícia Civil em Dourados, foi dada só três minutos para a esposa falar com esposo. Na ocasião, o João da Silva ferido e preso se queixou à esposa da dor do ferimento que ele não tem recebido assistência médica na cadeia, que o João está doente na cadeia.

Comunicamos que a esposa e filhos/as do João da Silva preso começaram a sofrer a ameaça de morte. No dia 21 de abril de 2013, às 22h00min, na entrada da área de Itay, um dos parentes do João foi cercado e pego por grupo armado; ainda bem que esse parente do João da Silva saiu correndo e escapou com vida da mão do grupo armado que está ameaçando as comunidades inteiras, querendo queimar as nossas ocas/casas.

Além disso, o fato de ataque genocídio à comunidade indígena que aconteceu no dia 12 de abril de 2013 está sendo investigado pela Polícia Civil de Dourados-MS que consideramos que essa investigação não é correta. Esse fato de ataque genocídio deveria ser investigado pela Polícia Federal. Visto que ataque genocídio fomentado pelos fazendeiros e as violências contras as nossas vidas aqui na tekoha Itay ocorreram e ocorrem ainda em função de conflito fundiário.

A princípio, vamos deixar claro a todos que nós comunidades Guarani-Kaiowá estamos lutando pela recuperação de nossas terras tradicionais Itay-Panambi. Só por isso estamos aqui no acampamento Itay, sofrendo e ameaçada de morte coletiva. Por conta da nossa luta pela terra tradicional que somos ameaçados de morte coletiva, atacado e maltratado na terra Itay-Panambi em conflito desde 2005. Estamos permanentemente ameaçados de genocídio sim.

À noite, há um grupo armado estão rondando as nossas barracas, por isso o clima continua tenso aqui na área Itay em conflito. Recebemos notícia que qualquer um de nossas comunidades será assassinado pelos fazendeiros, assim o risco de novo confronto e ataque genocídio dos fazendeiros à comunidade Guarani-Kaiowá é iminente.

Por essa razão, retornamos a pedir com urgência a presença da segurança da Polícia Federal, Força Nacional e Comissão de Direitos Humanos na comunidade do acampamento do Itay. Aguardamos com urgência a posição das autoridades federais para proteger-nos comunidades Guarani-Kaiowá ameaçada de morte coletiva pelos fazendeiros da região de Douradinas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

Atenciosamente,
Tekoha Guasu Itay, 22 de abril de 2013.
Comunidades da tekoha Itay-Douradinas-MS

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.