Dez mulheres negras serão agraciadas com prêmios em dinheiro, em Brasília. Confira o nome das selecionadas aqui.
O Prêmio Mulheres Negras Contam sua História será entregue nesta terça-feira (23/04), na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em Brasília. A solenidade será conduzida pelas ministras Eleonora Menicucci, da SPM, e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). O livro, com as histórias vencedoras, será publicado no segundo semestre de 2013.
As cinco melhores redações receberão o valor de R$ 5 mil e os cinco ensaios selecionados, R$ 10 mil. Cada uma das categorias teve dois textos contemplados com menção honrosa.
Prêmio – O Prêmio Mulheres Negras Contam sua História teve como objetivo estimular a inclusão social das mulheres negras, por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades vividas pelas mulheres negras no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e de violência e na superação do racismo.
Ao todo, foram recebidas 520 inscrições, entre redações e ensaios. Os textos foram enviados por mulheres autodeclaradas negras, contando as histórias e vidas desse grupo na construção do país.
Comissão julgadora – Integraram a comissão julgadora do prêmio: Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Maria de Lourdes Teodoro, Matilde Ribeiro, Sueli Carneiro, Tânia Toko, e Valdeci Gomes.