Revista Êxito na Educação Ano I – Número 1: “As novas armas dos índios”

Por Ricardo Paes, editor

Revista Êxito na Educação vem juntar-se aos que militam pela causa da educação pública, gratuita e de qualidade, acessível a todos os brasileiros independente de sua etnia ou condição social. A Revista (além da versão impressa) oferece esta versão online e interativa – exitonaeducacao.com.br – que apresentará textos e imagens complementares ao material impresso nestas ainda modestas 16 páginas.

Ganharemos corpo e alcance com o tempo e a inestimável ajuda de nossos anunciantes parceiros, a quem aproveitamos para agradecer a confiança depositada no projeto. Embora com distribuição ainda restrita ao centro e a zona sul da cidade do Rio de Janeiro, estará disponível para download na íntegra aqui.

Em nossa edição de lançamento vamos destacar a resistência e as lutas dos povos indígenas e de como estes vêm se apropriando de novas armas para reafirmar suas culturas, suas línguas e assegurar sua sobrevivência num mundo globalizado. Vamos ver que, além da invenção das redes de balançar e dormir, os povos tradicionais de várias regiões do país estão se reinventando a partir das redes sociais e das novas tecnologias de informação e comunicação.

Segundo a UNESCO, uma língua tradicional desaparece a cada duas semanas, o que torna ainda mais urgente que nossos índios se valham de todos os meios possíveis para preservar seus idiomas nativos – cerca de 180, falados no Brasil, além do português.

E por falar em português, abordamos também o debate que se vem travando entre brasileiros e portugueses ante um (des)acordo ortográfico que ainda vai dar o que falar. Para esta primeira edição, entrevistamos o renomado linguista Marcos Bagno que discorre com lucidez sobre os aspectos políticos deste acordo, que uma significativa parcela de nossos irmãos portugueses recusa-se a cumprir.

Um artigo do ambientalista Vilmar Berna, nos lembra que a Escola deve dar o exemplo, ser ela própria sustentável, quando pretende ensinar aos alunos conceitos e práticas ecologicamente corretas. Também temos dicas aos pais, nesta volta às aulas, de consumo sustentável e outros assuntos de interesse.

Por fim, uma seleção de notícias e seus links (URLs encurtadas). Você entrará diversos Qr-Codes para acessar com seu telefone ou dispositivo móvel. Sejam todos muitíssimo bem vindos!

Compartilhada por Tsitsina Xavante.

Comments (2)

  1. Uma bela iniciativa Revista Êxito na Educação uma boa leitura alerta as pessoas para que possam lutar por uma sociedade mais humana e fraterna.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.