Repórter Brasil exibe série sobre desafios dos povos indígenas brasileiros (1)

Nota: Essencialmente sobre os Guarani Kaiowá, este primeiro programa da série faz a TV Brasil merecer parabéns inclusive pelo forma digna e honesta com a qual relata o recente incidente entre um PM aposentado invasor da aldeia e os indígenas. TP.

TV Brasil – “O território é onde vivem, trabalham, sofrem e sonham todos os brasileiros”, dizia o geógrafo Milton Santos. Espaço de afirmação cultural, é também um lugar geográfico. É terra que, para os povos indígenas, representa a resistência e a possibilidade de futuro. “A garantia da terra é o que garante também a sobrevivência dos povos indígenas, a proteção”, sintetiza o coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Mário Nicário, um dos personagens da história que o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, vai exibir, a partir desta segunda-feira (15) na série Territórios de Resistências.

Composta por cinco reportagens especiais, a série marca as comemorações em torno do Dia do Índio, 19 de abril, e será exibida até esta data a partir das 21h. Ela aborda faces da resistência dos povos indígenas, começando pelos guarani-kaiowá, em Mato Grosso do Sul. Lá, revela como esses espaços foram ocupados por brancos e quais as consequências disso: da redução do número de idiomas indígenas falados no país à morte em conflitos motivados, em geral, por disputas pelas terras e pelos recursos naturais que elas guardam. As matérias também mostram a situação dos fazendeiros, que possuem a posse legal da terra e querem que a indenização para desapropriação leve em conta o valor das benfeitorias feitas e do terreno nu. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, apenas o valor das benfeitorias deve ser recompensado, no caso de terras indígenas.

A equipe da TV Brasil viajou em busca de expressões culturais que marcam a identidade brasileira, assim como da riqueza das paisagens que enchem olhos e telas. Nas aldeias, viu também a dificuldade de se garantir acesso aos direitos mais básicos, como o direito à saúde. A infraestrutura precária de saneamento e dos postos de saúde foi registrada pela equipe, que mostra como doenças causadas por um problema antigo, o contato com os brancos, ainda coloca em risco a vida dessa parcela da população. É o caso dos povos Suruí, em Rondônia, que, desde 1969, sofrem com sarampo e tuberculose, duas das doenças que foram responsáveis pela redução da população local de cinco mil para apenas trezentas pessoas.

Plantações de novas culturas, criação de gado, reflorestamento e até projetos voltados à inclusão dos indígenas no universo digital. As alternativas que têm sido construídas pelos diversos grupos  também são abordadas na série especial. Na Raposa Serra do Sol, em Roraima, a criatividade e o cuidado com a terra têm permitido que a comunidade, antes marcada por intensos conflitos decorrentes do extrativismo irregular, preocupe-se, agora, com a restauração do meio ambiente e com a preservação da cultura. A reportagem também apresenta um instituto que tem contribuído para o resgate das línguas indígenas, através do estudo e da criação de gramáticas próprias. Tudo isso com para fortalecer a autovalorização dos povos, que têm sofrido ameaças dia a dia, mas que resistem e reinventam modos de viver, combinando tradição e modernidade.

Compartilhada por Antonio Carlos de Souza Lima.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.