Parlamentares ouvem lideranças indígenas sobre a situação da Raposa Serra do Sol

Ontem pela manhã os parlamentares fizeram um sobrevoo a Raposa Serra do Sol e agora estão reunidos no auditório da Faerr

As discussões em torno da situação em que se encontram os indígenas após a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no auditório da Faerr (Federação da Agricultura do Estado de Roraima)

Folha de Boa Vista – Antes dos debates, houve a apresentação de duas breves palestras feitas pelo jornalista Lorenzo Carrasco e o general Santa Rosa, que acompanham a comitiva de deputados federais. Após as apresentações das palestras, os deputados estão ouvindo as lideranças indígenas.

Os parlamentares que fazem parte da comitiva são membros da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara. Eles estão em Roraima desde ontem e hoje pela manhã sobrevoaram a terra indígena Raposa Serra do Sol.

Esse sobrevôo foi inclusive criticado pelo Conselho Regional Indígenas (CIR), que entende que o melhor a ser feito pela comissão seria visitar as comunidades indígenas para verificar in loco as condições de vida dos índios, após a demarcação.

“O CIR repudia a postura do presidente da comissão em aceitar agenda que apresenta informações inteiramente inverídicas a respeito da situação dos povos indígenas da Raposa Serra do Sol. Mais uma vez, como todo o processo de julgamento no STF da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, é lançada contra os povos indígenas de Roraima fatos de racismo e violação dos direitos indígenas com interesse de invadir e dividir a união dos povos indígenas”, diz a nota do Conselho encaminhada à imprensa.

Compartilhada por Antonio Carlos de Souza Lima.

Comments (1)

  1. Quem são essas lideranças que estão sendo ouvidas? Como e quem decidiu quais seriam convidadas?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.