Quase 30 mil trabalhadores paralisam minas de cobre no Chile

Adital

Milhares de trabalhadores paralisaram ontem os depósitos de cobre no Chile, em demanda por melhores pensões, benefícios de saúde e maior estabilidade de trabalho dos empregados subcontratados, entre outras reclamações.

“Está paralisada toda Codelco (Corporação Nacional do Cobre). As minas privadas estão também paradas”, afirmou o porta-voz da Federação de Trabalhadores do Cobre (FTC), Jorge Varas.

A greve de 24 horas, envolve 29 mil trabalhadores, congelou nesta terça-feira as divisões da estatal Codelco, a principal produtora de metal a nível mundial, e várias jazidas privadas.

Além de melhorias nas pensões e na saúde, os operários reclamam maior estabilidade no trabalho para os empregados subcontratados, que recebem 70% menos nos salários que os empregados contratados. A greve, convocada pela FTC e a Federação de Mineiros do Chile (FMC), é considerada histórica por sincronizar as ações dos sindicatos do setor.

Em 15 de março deste ano, a FTC anunciou que a greve nacional se realizaria em todos os depósitos da Codelco, em rejeição a um processo de “privatização encoberta”, entre outras razões.

Segundo informou o sindicato, a paralisação do trabalhado durante 24 horas foi decidida “pelo cansaço ante a prepotência, arrogância e ineficiência descarada dos executivos com os trabalhadores e o país”.

O chamado à greve foi anunciado logo após o final de um congresso extraordinário do sindicato, que chegou a essa determinação para repudiar e exigir mudanças e retificações a um conjunto de situações que afetam os trabalhadores da Codelco.

A FTC, a que pertencem uns 16 mil assalariados, se opõe que a Codelco continue transferindo funções para companhias contratadas, processo que considera uma privatização encoberta das atividades da empresa estatal.

Em contraste com essa dinâmica, estima que é necessário fazer mudanças substanciais na política de mineração do país, que denominam de renacionalização.

Por sua parte, a Confederação de Trabalhadores do Cobre (CTC), manifestou sua solidariedade com a greve de advertência anunciada pela FTC, após considerar que é necessário avançar para uma grande greve nacional do setor em curto prazo.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.