Deputada Iriny Lopes protocola requerimento contra MF, do PSC, por quebra de decoro

Nathalia Passarinho e Fabiano Costa, do G1, em Brasília

A deputada Iriny Lopes (PT-ES), ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, protocolou nesta terça-feira (2) na Mesa Diretora da Câmara requerimento por quebra de decoro contra o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC-SP). No documento, Iriny pede a abertura de procedimento disciplinar para investigar a declaração do deputado de que o colegiado era “dominado por Satanás”.

“É inaceitável que um deputado faça esse tipo de declaração, ferindo a honra e a imagem dos nobres colegas que atuam com dedicação e firmeza, para a promoção e valorização dos direitos humanos”, afirmou a deputada, que presidiu a Comissão de Direitos Humanos em 2006.

Para Iriny, a declaração de Feliciano, proferida num culto no último fim de semana, foi um “desrespeito” aos demais parlamentares. “Pode-se concluir que o referido parlamentar faltou com respeito com os colegas parlamentares e também com a imagem da instituição, infringindo o que preceitua o Código de Ética”, diz o texto protocolado pela petista.

O requerimento será analisado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que decide se o envia à corregedoria da Casa. O corregedor, então, deve fazer um relatório defendendo o encaminhamento do pedido ao Conselho de Ética ou seu arquivamento.

O parecer é, em seguida, votado pela Mesa Diretora da Câmara. Se a posição for pela abertura de investigação, caberá ao Conselho de Ética decidir se cassa ou não o mandato do parlamentar. Se optar por impor a perda do mandato, a posição precisará se referendada pela maioria absoluta do plenário da Câmara.

Na última sexta-feira (29), Feliciano disse, em um culto na cidade de Passos, Minas Gerais, que as manifestações contrárias à permanência dele na Comissão de Direitos Humanos da Câmara seriam motivadas pelo fato de um pastor ocupar agora o posto que “até ontem era dominado por Satanás”.

“Eu queria só explicar o porquê de toda essa manifestação. Essa manifestação toda se dá porque pela primeira vez na história deste Brasil um pastor cheio de Espírito Santo conquistou espaço que até ontem era dominado por Satanás”, afirmou na ocasião. No Twitter, o deputado do PSC disse que ao falar “Satanás” queria dizer “adversários”.

Mais cedo nesta terça (2), o próprio líder do PSC, André Moura, defendeu que a declaração de Feliciano seja analisada pela Mesa Diretora.

“Eu entendo que são declarações infelizes da parte dele, inclusive disse isso ao deputado. Acho que agora cabe a ele um pedido de desculpas oficial e, logicamente, que a Mesa Diretora da Casa fará uma análise das consequências da declaração, mesmo porque, apesar de ser num culto evangélico, ele fez referência a parlamentares que faziam parte da comissão no ano passado e alguns que continuam fazendo parte da comissão neste ano”, disse Moura.

Fonte: Articulação de Esquerda – ES. Enviada para Combate ao Racismo Ambiental por Olavo Carneiro.

Comments (2)

  1. ELE NAO E NAZISTA, E HOMEM DE DEUS QUE TEM UM GRANDE AMOR POR ESTA POBRES ALMAS QUE VIVEM NAS GARRAS DE SATANAS E NA VIOLENCIAS DOS GAROTOS DE PROGRAMAS E MARGINAIS, NAS MADRUGADAS.ECOMO FANTOCHES NA MÃO DESTE PETISTAS QUE QUEREM SO O VOTO DE VOÇES TANTO É QUE ABANDONARAM A COMISSÃO.

  2. Acho válida a atitude da deputada porque tudo que puder ser feito para que esse indivíduo saia da Cimissão de Direitos Humanos, se possível seja cassado por desrespeitar nossa constituição, deve ser feito, mas são necessárias mais manifestações públicas, abaixo assinados para conseguir isso. Fico com nojo cada vez que leio as declarações dele e me pergunto: Qual o motivo de ter que aguentar esse nazista? Lembro-me sempre do poema de Brecht sobre a omissão porque era com os outros, até que chegou a vez de cada um.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.