MST ocupa latifúndio abandonado no Ceará por Reforma Agrária

Por Aline Oliveira – MST

Cerca de 50 famílias ligadas ao MST ocuparam a fazenda Jardim, que fica localizada no município de Santa Quitéria, no dia 24 de março.

A fazenda Jardim é considerada uma das melhores terras cearenses, segundo dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No entanto, encontra-se atualmente totalmente abandonada, sem cumprir a função social. De acordo com informações de moradores da região, os trabalhadores da fazenda vivem em um regime de semi- escravidão, denunciam os agricultores.

A luta dos trabalhadores para permanecer na terra vem desde 1986, quando a proprietária Beatriz Machado despejou os moradores, alguns de forma violenta.

Houve derrubada de casas, destruição de cercas e ameaças caso houvesse resistência. Apesar disso, a luta continuou.

No ano de 2000, famílias organizadas pelo MST ocuparam pela primeira vez a área, mais houve reintegração de posse.

A vistoria foi favorável à proprietária, dando a área como produtiva, porque a proprietária colocou na fazenda rebanhos de animais de outros proprietários vizinhos, para configurar a área como produtiva.

Agricultores da região fizeram a denúncia da manipulação. Desde então, muitas famílias que viviam na fazenda e tiveram que sair despejados recomeçaram a luta.

Os trabalhadores e trabalhadoras que têm suas raízes nessa terra prometem seguir organizados e lutando até que a terra seja repassada a fins de Reforma Agrária.

A coordenação do MST no Ceará afirma que mais fazendas serão ocupadas para denunciar o abandono da Reforma Agrária pelo governo federal, que há quatro anos não desapropria um palmo de terra no Estado.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.