SP – Em Campinas, mobilização consegue o afastamento do Capitão Ubiratan, da PM, por ofício racista

Por Oluandeji, em Religiões Afro Brasileiras e Política

Demorou, mas a mobilização contra o capitão Ubiratan, da Polícia Militar de Campinas, que instruía seus soldados para abordarem negros e pardos no bairro nobre do Taquaral,  funcionou. Ele está sendo substituído pelo Capitão André Pereira.

 Toda a polêmica criou diversos grupos contra o racismo e uniu vários deles, inclusive este blog (Religiões Afro Brasileiras e Política), e fomos para a rua em atos pontuais, desde o silêncio do Maracatu pelo grupo Urucungos, em frente ao 8º Batalhão, até a passeata no Lago do Taquaral e um debate na Câmara dos Vereadores. Para este último, a PM enviou dois representantes (claro que seriam um negro e um pardo), que foram “bombardeados” por vários militantes, pois as desculpas apresentadas para justificar a ordem de abordar negros e pardos não convenceram, e reconhecemos o ofício como um braço do racismo institucional.

Mas a luta não pára por aqui. Queremos que da PM o julgamento e a condenação do Capitão Ubiratan e esperamos que com o novo comandante tenhamos uma conversa amigável, de forma que seja excluído este conteúdo racista na corporação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.