Mais Um Trabalhador Rural é Assassinado, Vítima da Grilagem de Terra

Vias de Fato – Gilmar dos Santos de Jesus, trabalhador rural, foi executado, no início de março deste ano, no povoado Capoema, zona rural de Bom Jesus das Selvas, sudoeste do Maranhão, na região amazônica maranhense. Para a polícia civil, os executores podem estar envolvidos em mais 5 assassinatos.

Segundo investigação da Polícia Civil, comandada pelo delegado Carlos Alessandro de Assis, da cidade de Buriticupu e José Roberto Meneses, de Bom Jesus das Selvas, dois homens, identificados por Francisco da Silva, o “França”, de 39 anos; e  homem, identificado como Francisco de Assis Gonçalves Barros, conhecido como “Chico foram presos no dia 28 de março. De acordo com os levantamentos da Polícia Civil, Francisco Gonçalves tem vários mandados de prisão por ocultação de cadáver. Ele foi preso em cumprimento a um mandado expedido pelo juiz Ailton Gutemberg Carvalho Lima, da Comarca de Buriticupu, pelo crime de homicídio. Francisco Gonçalves e seu comparsa teriam praticado o crime em março deste ano, no povoado Capoema, que teve como vítima Gilmar dos Santos de Jesus.

Contra Francisco Gonçalves pesa também a suspeita de grilagem de terras. Investigações apontam que ele costumava expulsar assentados para se apropriar de terras, além de ter cometido vários homicídios e lesões corporais. Em um dos casos, inclusive teria invadiu área de uma igreja, expulsando seus membros. A polícia já identificou pelo menos cinco homicídios que podem ter sido praticados pelos dois. Em um deles, “a família nem sequer comunicou o fato à polícia por receio, já que eles impunham medo na região onde moram”, disse o delegado Meneses.

Em poder de Francisco da Silva “França”, as equipes policiais conseguiram apreender três armas de grosso calibre e uso restrito, sendo um rifle 44, uma espingarda cartucheira e um revólver 38, além de farta munição de vários calibres. Já Francisco Gonçalves foi detido de posse de uma espingarda.

Sudoeste do Maranhão: Uma região dominada pela violência

Há menos de um ano, no dia 14.04.2012, Raimundo Alves Borges, “Cabeça”, liderança camponesa, foi morto por emboscada no Assentamento Terra Bela, cidade de Buriticupu, fronteiriça com Bom Jesus das Selvas. Raimundo Cabeça realizou várias denúncias contra criminosos que compravam e vendiam terras de assentamento da reforma agrária. Além disso, contra Raimundo Cabeça havia ações de reintegração de posse, movidas por grileiros de terra. Os mandantes e executores foram presos e aguarda-se a realização do Tribunal do Júri. Em 25 de fevereiro de 2012, durante a reocupação da Fazenda Rio dos Sonhos (terras da união), em Bom Jesus das Selvas (MA), por cerca de 300 trabalhadores sem terra, o agropecuarista e grileiro de terras José Osvaldo Damião atropelou a gestante de seis meses Fagnea Carvalho de Oliveira, que acabou perdendo seu filho. Na ação violenta realizada pelo fazendeiro e por seus jagunços, outros trabalhadores também foram agredidos, entre eles um senhor de 72 anos de idade.

A venda de lotes da reforma agrária e grilagem de terras são práticas disseminadas na região de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas. Apesar de várias denúncias feitas ao longos dos anos, nenhuma ação efetiva foi realizada pelo INCRA do Maranhão.

Fonte: CPT

Enviada por Ruben Siqueira para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. Diante da inoperância do INCRA estas regiões dominadas por grileiros e matadores, cabe perguntar a quem serve este órgão.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.