Villa-Lobos: “Canidé Ioune” e “Teru”, poemas indígenas

CANIDÉ IOUNE, primeiro dos Três Poemas Indígenas de Villa-Lobos. Calcado em tema indígena recolhido por JEAN DE LERY, em 1553.Interpretação do Quarteto do Coral Orfeão Villa-Lobos, cuja gravação deu-se entre os dias 08 e 09 de agosto de 1940, a bordo do navio SS Uruguay. Foram gravadas 40 músicas das mais representativas do Brasil, porém, infelizmente, a maioria se perdeu e existe o registro somente de dezessete, contidas no álbum gravado em 1942, nos Estados Unidos. Álbum: NATIVE BRAZILIAN MUSIC – Leopold Stokowski. Ano de 1942.

O Quarteto do Coral Orfeão Villa-Lobos interpreta TEIRU, de Villa-Lobos, calcado em um canto fúnebre pela morte de um cacique. O canto foi recolhido por Roquete Pinto em 1912, e a composição data de 1926. É o segundo dos três poemas indígenas. Faz parte do álbum NATIVE BRAZILIAN MUSIC – Leopold Stokowski, estando o Coro do Orfeão ali designado por ” Brazilian Indian Singers”.

Compartilhada por Lucia Carneiro.

Comments (1)

  1. Pelo Encontro Nacional dos Povos Indígenas! “Folhas penas gotas lágrimas asas flechas bicho gente, folhas… Entre o Sol e a Terra, Em bênçãos de vento e chuva, Alimenta-nos a alma Chegue-nos aos sentidos, Mostre-nos a cura dos descuidos… Ensinada a beleza consuma-nos os medos e revele-nos a simplicidade, a beleza do desapego. Ó movimento da vida! Ó Espírito das Folhas! Oxóssi guerreiro. Salvem os Caboclos, os filhos das matas, amigos das folhas, protetores do verde, sabedores do Todo Amor.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.