Unicamp perde professor John Monteiro

Imagen: Antoninho Perri

Menos de quatro meses após assumir a direção do Instituto de Filosofofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o professor John Manuel Monteiro faleceu na noite da terça-feira (26), em um acidente na altura do quilômetro 92 da Rodovia dos Bandeirantes, na região de Campinas.  John nasceu em St. Paul, nos EUA, em 1956 e era professor titular da Unicamp, na área de Antropologia. Doutor em história da América Latina pela Universidade de Chicago, lecionou na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp. Foi pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O velório será nesta quinta-feira (28), no saguão do prédio novo da biblioteca do IFCH, na cidade universitária.

“Trata-se de uma perda muito grande para a Universidade”, lamentou o reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa. “ O professor John  Monteiro dirigia um dos mais importantes institutos de humanidades do Brasil e era um intelectual e cientista de prestígio internacional”, completou. O diretor associado do IFCH, Jesus José Ranieri, também lamentou o ocorrido. “É uma perda irreparável de um intelectual comprometido”, afirmou.

Monteiro tomou posse como diretor do IFCH em 5 de dezembro do ano passado. Especialista em história indígena e autor de Negros da Terra: Índios e Bandeirantes nas Origens de São Paulo (1994), ele estava desenvolvendo a pesquisa Mamelucos e Mamelucas: Aliança, Mestiçagem e Escravidão em Perspectiva Transcontinental, 1550-1650 que, em suas palavras, estudava os chamados “índios coloniais”.

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2013/03/27/unicamp-perde-professor-john-monteiro

Comments (1)

  1. O Departamento de História da UFSM e seu PPG em História, quem têm unicampistas de coração, como eu e as historiadoras Glaucia Vieira Ramos Konrad, Beatriz Ana Loner e Beatriz Teixeira Weber, sentem-se consternados com a perda precoce do John Manuel Monteiro. Nosso colega Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, também pesquisador sobre questões indígenas, foi o portador de tão triste notícia. Que nestes momentos, a Maria Helena, seus filhos e todos os queridos do John tenham o nosso abraço carinhoso e solidário desde a UFSM, pois a obra deixada por John continuará a ser referência por aqui.
    Diorge Alceno Konrad
    Chefe do Deparamento de História da UFSM

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.