Quilombo rio dos Macacos receberá nesta terça (26) visita de vereadores de Simões Filho e de Camaçari

Um grupo de vereadores de Simões Filho e de Camaçari fará uma visita nesta terça-feira (26), a partir das 8h, ao quilombo do Rio dos Macacos. Esta visita é um dos desdobramentos da Audiência Pública sobre a situação da comunidade quilombola realizada na Câmara Municipal de Simões Filho na quinta-feira passada (21). Os vereadores decidiram também que no final do mês de abril irão a Brasília, acompanhado dos quilombolas, para uma audiência com a presidenta Dilma Roussef.

Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) da terra quilombola feito pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 2012, comprova que a área reivindicada pela comunidade foi local de moradia dos seus antepassados desde final do século XIX. Na década de 1950, duas fazendas da região foram doadas para a Marinha, sem que os antigos moradores recebessem qualquer tipo de indenização.

Numa dessas fazendas a Marinha construiu a Base Naval de Aratu. Na outra fazenda, exatamente aquela cortada pelo rio dos Macacos, onde viviam os agricultores, a Marinha construiu, no início da década de 1970, uma vila residencial para sub-oficiais. Na época foram expulsas do local cerca de 50 famílias, que utilizavam para a agricultura as terras ocupadas para a construção das casas e prédios de apartamentos da Marinha.

Desde então, a região tornou-se palco de conflitos, que recrudesceu a partir de 2009, quando a Marinha recorreu à Justiça para expulsão dos agricultores da área. Sem ouvir os moradores, o juiz Evandro dos Reis emitiu medida liminar em favor da Marinha. O cumprimento da medida liminar vem sendo adiada, graças ao apoio que os agricultores tem recebido dos movimentos sociais, de parlamentares, da Fundação Cultural Palmares, que declarou a área como de remanescente de quilombo e do INCRA.

– Queremos uma audiência com a presidenta Dilma para que a situação seja definitivamente resolvida, pondera Rosimeire dos Santos, presidente da associação dos quilombolas.

Quilombo rio dos Macacos receberá nesta terça (26) visita de vereadores de Simões Filho e de Camaçari

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.