BA – Expansão da celulose no Extremo Sul exigirá nova infraestrutura logística, diz Gabrielli

A expansão da celulose nos territórios da Costa do Descobrimento e no Extremo Sul, que chegará a R$ 10 bilhões nos próximos anos, exigirá nova infraestrutura logística e iniciativas que reduzam os impactos no meio ambiente e reverta parte dos ganhos das indústrias em benefício dos territórios. A projeção é do secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, durante a palestra sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento para a região, que foi realizada na noite de quinta-feira, 21 de março, em Porto Seguro, e reuniu prefeitos, empresários e representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, que reuniu mais de 200 participantes, Gabrielli explicou que “com a implantação do Porto Sul, o fluxo de cargas de minerais e celulose deverá ser alterado, já que hoje a produção escoa, principalmente, pelo Espírito Santo ao invés da Bahia”, afirma o secretário, lembrando que já está prevista a duplicação da BR 101 na região, o que fortalecerá o nó logístico.

Contudo, o titular da pasta do Planejamento disse que é preciso medidas complementares. “É necessário aperfeiçoar o planejamento e a gestão por parte dos municípios e ao identificar essa demanda, a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) irá, a partir do próximo mês, auxiliar as prefeituras a elaborarem os seus Planos Plurianuais (PPA), que é um documento obrigatório e orienta quais são os investimentos prioritários para um projeto de desenvolvimento”, destaca Gabrielli.

http://www.portonewsnet.com.br/?mw=noticias&w=6127

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.