A invisibilidade do racismo, por Lázaro Ramos

Estou muito feliz e orgulhoso por participar dessa campanha do UNICEF que demonstra claramente o impacto do racismo na infância. É importante chamar atenção de toda a sociedade para um problema invisível para muitos, mas muito real para quem sente, de verdade, na própria pele os efeitos dele.

Crescemos numa sociedade na qual virou lugar comum dizer que o brasileiro não é racista, posto que é um povo multicolor, fraterno e cordial; e que os problemas são de ordem social e financeira apenas. Entretanto, essa campanha inovadora do UNICEF traz luz aos indicadores oficiais que não nos deixam dúvidas. O racismo é real! Existe dolorosamente para milhares de meninos e meninas indígenas e negros.

Esse racismo não se revela apenas no constrangimento imposto, muitas vezes de forma dissimulada, às nossas crianças. Ele se mostra num aspecto ainda muito mais cruel, que é o de violar e impedir que as crianças e os adolescentes realizem os seus direitos de viver, aprender, crescer e se desenvolver plenamente.

Parabéns, UNICEF, pela coragem e pela iniciativa. Essa atitude me deixa ainda mais orgulhoso, pois, se eu já tinha orgulho de ser embaixador do UNICEF, agora tenho mais ainda com a coragem e com o compromisso de vocês, e de todos os parceiros envolvidos, de fazer uma campanha como essa.

Espero realmente que a nossa sociedade possa, definitivamente, “enxergar igualdades num mundo de diferenças”, para fazermos agora um mundo melhor para cada uma das nossas crianças e adolescentes.

Lázaro Ramos
Ator e Embaixador do UNICEF no Brasil

Comments (6)

  1. Oi Lázaro,parabéns!!!!Seu papel é muito importante nesse contexto, és um exemplo positivo para muitos de nossos irmãos,espero sinceramente que as pessoas se unam em torno desta causa importante e lutem verdadeiramente por dias melhores,eu estou contigo,faço minha parte.

  2. Lázaro para representar o nosso povo, só podia ser voc, cara guerreiro e consciente das nossas lutas. Parabéns pelo seu trabalho em Lado a lado e continue sendo essa pessoa forte e lutando por seus ideais.

  3. Todos nós somos importantes, e pessoas únicas. A valorização a conscientização é importante e o reconhecimento de todos também. O combate ao racismo, a discriminação e o preconceito, é dever de todos. Os brasileiros precisam valorizar o seu povo, sua gente. Portanto, está muito bem representado na pessoa de Lázaro Ramos, como embaixador do UNICEF no Brasil.

  4. Contesto muito importante para nossas crianças e jovens,aqui em NATAL as crianças, os negros em si não se consideram negras, de tanta lavagem feita na mente,quando cheguei aqui me causava espanto ver que existe a cor (raça)marronzinhas mas meu cabelo é bom!houve um choque de cultura, aqui ainda existe remanescente quilombolas. Totalmente modificado e o que é pior sem uma escola dentro,as poucas crianças que saem do Moita Verde para estudar na cidade,não vão até o fim do ensino fundamental,que por sua vez ficam a margem da sociedade que os denominam de CAUVÃO(é assim mesmo CAUVÂO), no entanto se diz por aqui que foram o 1º Estado a liberta os Escravo,ironias a parte existe muito a fazer aqui pelas crianças quilombolas e do ghetto hurbano.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.