Audiência pública em Simões Filho debate questões do Quilombo Rio dos Macacos

Audiência Pública em Simões Filho

Durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Simões Filho (BA) para discussão do impasse entre a comunidade quilombola Rio dos Macacos e a Marinha do Brasil, a deputada estadual Luiza Maia (PT) criticou a conduta no governo federal diante do conflito pela posse da terra. “Tenho o maior respeito pela presidente Dilma, mas na questão da disputa das terras do Quilombo Rio dos Macacos, ela está errada”, afirmou. “A Marinha é comandada pela Presidência da República e ela precisa tomar uma posição urgente contra as barbáries sofridas pelas famílias que habitam as terras há mais de um século, como ficou atestado em documentos do Incra e Fundação Palmares”.

A audiência pública aconteceu nesta quinta (21) com a presença de representantes da comunidade quilombola. Segundo uma das líderes da comunidade, Rosemeire Santos de 34 anos, têm sido registrados vários tipos de violência: desde a psicológica, como ameaças, invasões do espaço para tirar fotos sem a permissão dos moradores, até a física com maus tratos. “Eles têm coragem de tirar fotos da gente. Se vamos pra algum bairro próximo somos seguidos pelo carro deles. A saída e a entrada da comunidade agora tem câmera e portão. Querem dar à comunidade como senzala”, contou Rosemeire, durante a audiência.
Os participantes da reunião discutiram a possível ida a Brasília, com o objetivo de expor o que está ocorrendo. Na opinião da deputada Luiza Maia, “a única coisa que ainda pode ser feita é acampar na porta do Palácio do Planalto”.
A deputada prometeu participar da caravana a Brasília e contribuir com as ações voltadas para garantir o direito à cidadania e a dignidade dos moradores do Quilombo Rio dos Macacos.
A comunidade quilombola Rio dos Macacos vive há mais de 100 anos no município de Simões Filho, na Bahia. A Marinha do Brasil chegou lá há cerca de 50 anos numa área que fica distanciada 10 km da Base Naval. A Marinha moveu o processo de nº2009.33.000.016792-4, que determina a desocupação da área onde está localizada a comunidade quilombola Rio dos Macacos.
http://rmsnoticias.com/n/deputada-petista-critica-presidente-dilma-em-conflito-com-quilombola

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.