SP – Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti, Francisco de Oliveira e outros grandes especialistas debatem Marx e O capital nos dias 22 e 23/03

Conferencistas internacionais, como o geógrafo britânico David Harvey e o cientista político Michael Heinrich também participam da segunda etapa do projeto MARX: a criação destruidora.

Evento acontece no Sesc Pinheiros e marca o lançamento da edição inédita de O capital – Livro I, do filósofo alemão, e de Para entender O capital, de David Harvey, ambos pela Boitempo

São Paulo sediará, nos dias 22 e 23 de março, a segunda etapa do projeto MARX: a criação destruidora, realizado pela Boitempo Editorial em parceria com o Sesc, que reune os mais renomados especialistas do Brasil e do exterior para debater a atualidade de Karl Marx e de sua obra máxima, O capital, em tempos de crise. Intitulada IV Seminário Margem Esquerda: Marx e O Capital, a etapa conta com três debates e duas conferências internacionais, dos quais participam pensadores e intelectuais de destaque, como o geógrafo britânico David Harvey, o cientista político alemão Michael Heinrich, e os brasileiros Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti e Francisco de Oliveira.

Abrindo os debates teremos a mesa “Sobre os estudos d’O capital no Brasil”, no dia 22/03, seguida pela conferência internacional “Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels”, de Michael Heinrich. Os debates “O marxismo brasileiro hoje” e “Crítica da economia política hoje” acontecem no dia 23/03, seguidos pela conferência “Para ler O capital”, de David Harvey, mediada por Marcio Pochmann (economista), com a qual será encerrada a segunda etapa.

Harvey é um dos marxistas mais influentes de nosso tempo, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de vanguarda na análise das dinâmicas do capital, e durante sua visita lança o livro Para entender O capital, uma obra introdutória à obra máxima de Marx, fruto de anos de cursos lecionados sobre o assunto em universidades ao redor do mundo.

Todas as atividades serão transmitida por telão, aberto ao público, na praça do Sesc Pinheiros, onde os debates acontecem. Ausências serão preenchidas no início do evento com os presentes. Todas as pessoas presentes no local poderão participar da sessão de autógrafos após a conferência de David Harvey.

David Harvey também participará de uma sessão extra de autógrafos de seu novo livro nesta quinta-feira, 21 de março, às 19h na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Para a terceira e última etapa, do IV Curso Livre Marx-Engels, as inscrições começam a partir da segunda-feira, 22 de abril, às 11h (R$10 para todo o curso, com oito aulas). A primeira etapa do projeto, que contemplou o curso de Introdução à obra de Slavoj Žižek e a conferência do filósofo esloveno em quatro cidades, reuniu um público de mais de 8000 pessoas. Aos que não puderam assistir, comunicamos que a conferência de Slavoj Žižek foi gravada e será posteriormente publicada no canal da Boitempo no YouTube.

Serviço

Segunda etapa: IV Seminário Margem Esquerda: Marx e O Capital

Datas:

22 de março de 2013. Sexta-feira, às 16h30.
– Debate “Sobre os estudos d’O capital no Brasil”, com Emília Viotti da Costa (historiadora); Emir Sader (sociólogo); João Quartim de Moraes (filósofo); José Arthur Giannotti (filósofo) e Roberto Schwarz (crítico literário). Mediação de Sofia Manzano.

22 de março de 2013. Sexta-feira, às 20h00.
– Conferência internacional “Os manuscritos de Karl Marx e Friedrich Engels”, com Michael Heinrich (MEGA, Alemanha). Mediação de Augusto Buonicore.

23 de março de 2013. Sábado, às 15h.
– Debate “O marxismo brasileiro hoje”, com Antonio Carlos Mazzeo (cientista político), Marcelo Ridenti (sociólogo) e Marcos Del Roio (cientista político). Mediação de Alexandre Linares.

23 de março de 2013. Sábado, às 17h.
– Debate “Crítica da economia política hoje”, com Francisco de Oliveira (sociólogo), Leda Paulani (economista), Paul Singer (economista) e Virgínia Fontes (historiadora). Mediação de Ruy Braga.

23 de março de 2013. Sábado, às 19h.
– Conferência internacional “Para ler O capital”, com David Harvey (geógrafo, Reino Unido), comentário de Gilberto Cunha Franca (geógrafo) e mediação de Marcio Pochmann (economista). Após a conferência haverá sessão de autógrafos do livro Para entender O capital, de Harvey.

Local: Teatro Paulo Autran | Sesc Pinheiros | Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo/SP
Duração: 120 minutos (cada atividade).

Imprensa | Boitempo Editorial.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.