RJ – Instituto de Estudos Estratégicos nega apoio a evento no Clube Militar sobre “A luta armada”, embora citado como integrante de “parceria institucional” pela própria UFF

Tania Pacheco

No dia 18, anteontem, publicamos uma Nota do Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça e Comitê pela Justiça, Verdade e Memória de Niterói, com um protesto formal (por nós endossado) contra parceria de setores da Universidade Federal Fluminense com o Clube Militar, na promoção de um debate sobre “Luta Armada no Brasil e o Dever do Estado”, realizado na tarde de 14 de março, na sede do Clube.

Às 3:39h desta madrugada, recebemos, na seção de comentários deste Blog, a nota abaixo transcrita na íntegra, através da qual o INEST/UFF afirma que “que tal apoio não ocorreu, sendo o nome do nosso Instituto usado indevidamente, à revelia de nosso consentimento, formal ou informal”. Ainda bem, uma vez que, como dizia o Coletivo, seria lamentável que, enquanto outras universidades criam seus Comitês da Verdade, a Universidade Federal Fluminense optasse por remar exatamente no sentido contrário.

Antes de publicar a Nota, gostaríamos entretanto de sugerir ao INEST e à própria UFF que verificassem melhor as informações que divulgam. A notícia ao lado, do dia 11 de março, não só anuncia a promoção, conjunta com a Faculdade de Direito, como esclarece ser ele parte da “carga horária das atividades complementares” de um projeto de extensão. E mais: cita o e-mail do Clube Militar para as inscrições e informa, inclusive, o tipo de roupa e calçado que @s estudantes devem usar na ocasião. 

Nota à Comunidade Acadêmica

Em razão da recente divulgação do suposto apoio do INEST/UFF ao evento realizado no Clube Militar intitulado A Luta Armada e o Dever do Estado, gostaríamos de esclarecer que tal apoio não ocorreu, sendo o nome do nosso Instituto usado indevidamente, à revelia de nosso consentimento, formal ou informal.

Conforme consta no projeto de criação desta unidade, aprovado pelo Conselho Universitário da UFF, o INEST é uma instituição pública não partidária e plural, que tem como principal meta servir à sociedade brasileira como um todo. Seu maior compromisso é, desse modo, com a universidade republicana e democraticamente organizada. Identificada, inabalavelmente, com tais postulados, a prática acadêmica do INEST jamais abrirá mão da defesa do Estado Democrático de Direito, do respeito aos direitos humanos e do direito inalienável dos povos à sua memória histórica. Neste sentido, expressamos o nosso repúdio a toda e qualquer forma de autoritarismo.

Niterói, 18 de março de 2013.
Professores do INEST/UFF

NB – A Nota acima está disponível, também, no Portal do INEST/UFF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.