Capitalismo: Religião Global

“Sexta Economia do Mundo. Octogésima oitava em Educação. Sexta Economia do Mundo. Octogésimo Quinto IDH. Sexta Economia do Mundo. 11,5 milhões de Pessoas vivendo em aglomerados subnormais (favelas, palafitas, grotas, etc.). Sexta Economia do Mundo. Mais da metade não tem saneamento. Sexta Economia do Mundo. Uma mulher agredida a cada 15 minutos. Sexta Economia do Mundo. Um homossexual morto a cada 36 horas. Sexta Economia do Mundo. Movimentos sociais criminalizados. Sexta Economia do Mundo. Apenas 10% dos trabalhadores fizeram curso superior. Sexta Economia do Mundo. Só 3% dos formados exercem a profissão para a qual se preparou. Sexta Economia do Mundo. Morrem 23,4 crianças antes de um ano a cada mil nascidas (situação ainda é pior, pois muitos mais morrem sem sequer ser registrada)- Em Cuba é 6, na Suécia é 3. Mas, mesmo assim, ainda somos a Sexta Economia do Mundo. População Carcerária beirando meio milhão (dobrou em 10 anos). Sexta Economia do Mundo.(…) Mais de 350 lideranças campesinas e indígenas assassinadas em um ano.

Copa! Olimpíada! Já mandamos um cara pro espaço pra plantar feijãozinho. Afinal, somos a Sexta Economia do Mundo. Invisíveis, centenas de milhares de moradores de rua não contabilizados. Guaranis, Caiapós, Fulni-ôs… Nações inteiras, minoria étnicas assassinadas, expulsas de suas terras, humilhadas. [extreme ironic mode ON] Ah, mas o Brasil está crescendo. Estamos nos desenvolvendo. É só a “merreca” que se paga para ser a Sexta Economia do Mundo. [extreme ironic mode OFF].

Se dividíssemos esses 2,09 trilhões de dólares por cada um de nós 190 milhões, nosso PIB per capta seria um quarto do dos EUA. Mas não, não dividimos a bolada. Lembra quando diziam que o bolo precisava crescer para depois ser repartido? Bem, fim de papo, não tem mais desculpa, passamos os ingleses, mas lá a maioria come seu bolinho acompanhando o chá da tarde. Aqui, estamos de pires na mão. Então a Casa Grande daqui tem mais ouro que o Palácio de Buckingham. Só isso.

Criança procura comida no lixo da 6a Economia do Mundo.

Sexta Economia do Mundo. Trabalho escravo. Prostituição infantil.

Concentração de terra aumentando. Mais de 75% da área agricultável é ocupada pelo Agronegócio, mesmo que represente só 15% dos estabelecimentos rurais. E esses gigantes, que desmatam, acabam com a água e envenenam o solo não plantam alimento, só commodities industriais. A Agricultura familiar é que planta comida. Assim como os vastos campos férteis do país, a grande imprensa brasileira também é para poucos, seis famílias controlam 70% de toda a imprensa. Uma única classe social, uma “elite” verdadeiramente pequena controla praticamente tudo que vemos, ouvimos e lemos nessa continental porção de Terra chamada Brasil.

Sim, estamos em crise. SOMOS a crise. Sempre fomos periferia e sempre ferraram com a gente nesse continente.

O choque de Capitalismo não deveria nos iludir tão facilmente. O acesso ao crédito (facilidade de se endividar) e os programas sociais baseados em bolsas mensais não deveriam nos deixar deslumbrados. Claro que o PIB está crescendo, que se está ganhando dinheiro aqui.

Mas quem está ganhando dinheiro aqui?

Empreiteiras, especuladores, mineradoras e grandes latifundiários que fodem a terra, as florestas e os rios para exportar commodities.

Enquanto isso: Quem está contraindo dívidas? Quem está perdendo biodiversidade, ar puro, fontes de água e os dias de suas vidas?

O Brasil cresce concentrando renda e destruindo sua terra, envenenando sua água.

Mas é verdade que tem mais gente com TV nova em casa para ver a Copa, a novela burguesa e militarista, televangelistas incitando ódio e ganância, além as mentiras dos telejornais. Tem mais gente com TV nova, mas a “festa” de consumo é conjuntural. Estruturalmente as contradições sociais se agravam, e o tombo das camadas sociais atendidas pelo pão e circo do Brasil pode ser violento. Basta olhar para o destino dos virtuosos europeus dos anos 90 e 2000.

Nos últimos anos, em vez de promover reforma agrária (expropriar terra daqueles que criminosamente são donos de fazendas maiores que muitos países da Europa e assentar milhões de despossuídos) o país fez o contrário. Boa parte de nossas florestas, que eram de todos e das futuras gerações, (protegendo nossas nascentes de água e a biodiversidade, além de produzirem o oxigênio que todos respiramos) foram dadas aos latifundiários com a aprovação do novo Código Florestal. O Estado (presidência e Congresso) deram autorização a quem já concentrava terras para derrubarem florestas e plantarem mais coisas como cana-de-açúcar para escravos do Brasil e do Mundo irem trabalhar todos os dias em carros movidos ao cretinamente chamado “combustível verde”. Para se ter uma ideia, só o estado do Rio de Janeiro (um dos menores em extensão geográfica) perderá uma área equivalente a 360 mil campos de futebol de florestas com as novas regras.”
_________________________________________
Trecho do livro Capitalismo: Religião Global do historiador e jornalista Leandro Cruz.
Baixe grátis no link http://www.sendspace.com/file/b32xtk

Compartilhada por Sonia Guarani Kaiowá Munduruku.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.