Michelle Bachelet deixa liderança da ONU Mulheres

Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. Foto: OIT/M.Creuset

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a chilena Michelle Bachelet informou sua intenção de renunciar como chefe da entidade das Nações Unidas encarregada de promover a igualdade de gênero, comunicou a Organização nesta sexta-feira (15).

O Secretário-Geral expressou sua “enorme gratidão por seu excelente serviço” como Diretora Executiva da ONU Mulheres, entidade criada em 2010 para supervisionar programas da ONU destinados a promover os direitos das mulheres e a participação plena nos assuntos globais.

“Michelle Bachelet foi a pessoa certa no lugar certo na hora certa”, disse Ban em um comunicado.

“Sua liderança visionária deu à ONU Mulheres o início dinâmico que precisava. Seu destemor na defesa dos direitos das mulheres levantou o perfil global desta questão fundamental. Sua unidade e compaixão lhe permitiu mobilizar e fazer a diferença para milhões de pessoas em todo o mundo.”

Ban Ki-moon disse que as realizações de Bachelet incluem novas medidas para proteger as mulheres e meninas contra a violência, os avanços na saúde e um novo entendimento que o empoderamento das mulheres devem estar no cerne do que as Nações Unidas fazem.

No início da noite, Bachelet tinha falado à sessão de encerramento da Comissão sobre o Status da Mulher, onde mais de 130 Estados-Membros concordaram em um documento para prevenir e eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.

A mídia internacional relatou que esta seria sua última Comissão e que ela planejava voltar para o Chile, onde foi Presidente de 2006 a 2010.

Compartilhada por Margaret Pereira.

http://www.onu.org.br/michelle-bachelet-deixa-lideranca-da-onu-mulheres/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.