MG – Reocupação da fazenda Capão Muniz, município de Rio Pardo de Minas

Famílias reocupam, hoje, 18 de março, fazenda em Rio Pardo de Minas (MG), da qual foram despejadas no final do ano. A área ocupada, da fazenda Capão Muniz, é área devoluta. Veja Nota da CPT e do MST e entenda o conflito:

Às oito horas da manhã de hoje (18.3.2013) cerca de 100 famílias reocuparam a fazenda Capão Muniz, no município de Rio Pardo de Minas, reerguendo a bandeira do MST no acampamento Resistência.

O acampamento Resistência havia sido despejado arbitrariamente na véspera de Natal de 2012, por ordem do juiz da vara agrária estadual Otávio de Almeida Neves. Este juiz havia expedido um mandato de reintegração de posse apesar do acampamento se encontrar em terra devoluta. Além disso, ele expediu ordem de prisão para as famílias acampadas, entre elas para uma senhora de 73 anos. A ordem de despejo foi derrubada no dia 31 de janeiro de 2013 pela desembargadora Mariangela de Belo Horizonte.

Trata-se de um conflito antigo que teve início em 2000 e culminou em 2009 em uma tentativa de massacre das famílias acampadas a mando de Mario Nascimento Neto. As famílias foram espancadas e torturadas por Mario e um bando de aproximadamente 40 pistoleiros que estão respondendo até hoje processo na justiça.

Queremos salientar que este conflito se arrasta por muito tempo pela conivência do poder judiciário com a grilagem de terra e pela inoperância da Secretaria Estadual de Reforma Agrária em não arrecadar esta terra comprovadamente devoluta e destiná-la a Reforma Agrária.

Reivindicamos que o Instituto de Terras de Minas Gerais finalmente repasse as terras devolutas da fazenda Capão Muniz para fins de Reforma Agrária!

Reivindicamos justiça para as vítimas da tentativa de massacre do acampamento Resistência!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Comissão Pastoral da Terra

http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/14-acoes-dos-movimentos/1504-reocupacao-da-fazenda-capao-muniz-municipio-de-rio-pardo-de-minas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.