MAB denuncia violação dos direitos humanos na Paraíba

Os atingidos pela barragem de Acauã, na Paraíba, realizaram assembleia neste 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens, para denunciar violações dos direitos humanos diagnosticadas pelo Conselho de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa (CDDPH). Também participaram do evento o Sindicato de Energia, Água e Gás (STIUP), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP), Consulta Popular, Marcha Mundial das Mulheres e Assembleia Popular.

As violações constatadas são decorrentes das grandes obras na região. Para milhares de famílias está sendo negado o direito à informação, à terra, ao território, à dignidade, à soberania alimentar, ao ir e vir, à moradia. Também é frequente diversas violações aos direitos das mulheres e das crianças.

 “Conseguimos um momento importante de avaliação do nível da organização do movimento, além de tirar uma pauta reivindicatória que contempla questões emergenciais, como água para beber, comida para cozinhar”, explicou Amauri Ribeiro, militante do MAB na região.

As famílias estão enfrentando diversos problemas causados pelas obras de transposição do canal Acauã- Araçagi, projeto que vai custar mais de R$1 bilhão de reais. “As águas vão ser levadas para outros lugares por muitos interesses, mas não o do povo, que passa literalmente sede”, aponta Amauri Ribeiro.

A assembleia encaminhou a necessidade de articular uma audiência com o governo estadual e federal através da Secretaria Geral da Presidência da República para colocar a pauta reivindicatória ainda neste mês de março. Além disso, apontou-se a necessidade de reorganização dos atingidos em grupos de base. “As famílias saíram muito animadas e com o objetivo de construir e fortalecer os grupos de base, comprometidas em lutar para que a pauta levantada seja atendida”, comemorou Amauri.

Há mais de 10 anos os governos, federal e estadual, não tomaram providências para solucionar direitos básicos como o acesso à água, educação, estradas, terra, saúde, e ao trabalho e renda. No dia 4 de março os militantes do MAB entregaram uma série de reivindicações para a presidente Dilma Rousseff, em visita à região. “Já não bastava ser atingidos pela barragem de acauã agora somos atingidos mais umas vez pelo canal da transposição, mas com a vinda da presidenta conseguimos legitimar nossa luta e entregar a nossa pauta”, explicou Amauri.

No dia 14 de março aconteceram diversas atividades em todo o Brasil em decorrência do Dia internacional de lutas contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida! Além disso, todas essas ações fazem parte da preparação para o Encontro Nacional do MAB que vai ocorrer entre os dias 3 e 7 de junho, na cidade de São Paulo.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.mabnacional.org.br/noticia/mab-denuncia-viola-dos-direitos-humanos-na-para-ba#.UUSpkwsjEbk.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.