Justiça do Chile exumará restos mortais de Neruda em 8 de abril

Da AFP

Os restos mortais do poeta e prêmio Nobel da Paz chileno Pablo Neruda, morto em 1973 em consequência de um câncer, serão exumados no dia 8 de abril para esclarecer uma denúncia de envenenamento, informou uma fonte judicial.

“A exumação dos restos de Neruda ocorrerá em 8 de abril”, disse a fonte judicial, que pediu para não ser identificada.

O poeta está enterrado desde 1992 em sua casa no balneário de Isla Negra, na costa central chilena, junto a sua última mulher, Matilde Urrutia.

Neruda, membro do Partido Comunista, morreu 12 dias após o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 que derrubou seu amigo e presidente socialista Salvador Allende e instalou a ditadura de Augusto Pinochet até 1990.

Urrutia e a fundação que administra a obra do poeta compartilhavam a versão de que Neruda morreu devido ao agravamento de um câncer de próstata.

Mas Manuel Araya, motorista e assistente pessoal do poeta, afirma que Neruda foi envenenado por agentes da ditadura.

Em junho de 2011, a justiça chilena aceitou investigar o caso em resposta a um pedido do Partido Comunista, baseado nas alegações de Araya.

Segundo Araya, o poeta foi envenenado com uma injeção quando estava internado na Clínica Santa María de Santiago, dias antes de viajar ao México para fugir da ditadura.

Compartilhada por Margaret Pereira.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/03/justica-do-chile-exumara-restos-mortais-de-neruda-em-8-de-abril.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.