Fundadora das Avós da Praça de Maio luta para conhecer neta sequestrada há 35 anos

Chincha, de 90 anos, ainda reúne forças para descobrir a verdade sobre a neta

Maria Isabel Chorobik de Mariani não tem problemas em admitir que, durante muitos anos de sua vida, votou por obrigação e não se interessava por política. “Você não entende nada”, escutava do marido e do filho a então professora de educação artística, quando demonstrava sua falta de conhecimento sobre a situação do país.

Em uma das anedotas que costuma contar, relembra quando seu filho, Daniel Mariani voltou de uma viagem ao norte argentino com os amigos e, eufórico, contou que tinha dormido na mesma cama em que um dia se deitou Che Guevara. “Quem é Che Guevara?” perguntou ela, sem entender.

Mas, com a chegada da ditadura cívil-militar na Argentina, após o golpe de estado de 1976, a política e a luta pela justiça passaram a ser motores de sua vida. Chicha, como é conhecida, tornou-se um símbolo da luta pelos Direitos Humanos na Argentina, ao fundar e ser a primeira presidente da Associação Avós da Praça de Maio e por anunciar sua suspeita de que sua neta seja Marcela Herrera de Noble, filha adotiva de uma das donas do Clarín, principal jornal do país.

Chicha recebeu Opera Mundi em sua casa e, com um longo relato, feito com sofreguidão devido aos seus problemas de saúde, entre eles três lesões no coração, ela contou como foram seus anos de procura por sua neta desaparecida. “Não posso te contar exatamente tudo o que fiz para encontrar durante todo este tempo. Foram 35 anos de trabalho, trabalho e mais trabalho”, afirma.

Segundo as poucas testemunhas que aceitaram passar-lhe alguma informação, Clara Anahí, foi posta em um carro e levada com vida, aos quatro meses de idade, pelos militares que bombardearam durante quatro horas a casa de seu filho. Neste dia, sua nora, Diana Teruggi, foi assassinada.

As marcas de balas e os rastros de destruição da casa “30 55 56”, como é conhecida em La Plata, capital da província de Buenos Aires, foram mantidos desde aquela tarde de 1976, como prova material do terror perpetrado por cerca de 200 homens, que cercaram o quarteirão, desalojaram os vizinhos e, com artefatos de guerra, subiram nos telhados que a circundavam.

Poucos são os moradores da cidade que não escutaram o som do bombardeio, dos tiros e dos helicópteros que sobrevoavam a área. Assim, a casa da rua 30, no quarteirão entre a 55 e a 56, entrou para a história de La Plata e foi declarado patrimônio cultural de interesse municipal, provincial e nacional, por ser um impactante registro dos anos de repressão.

Daniel e Diana mantinham no quintal uma gráfica clandestina onde imprimiam um jornal o jornal “Evita Montonera”. Os dois já estavam sendo vigiados pelos militares por integrarem o movimento peronista de resistência à ditadura, conhecido como “Montoneros”. Chicha só descobriu as atividades militantes do casal após o ataque à casa.

Naquele dia, Chicha não estava em sua casa, que também foi invadida e destruída. Quando regressou e viu seus vizinhos chorando, por já dar como certa sua morte, começou a perceber o motivo dos estrondos que escutou durante a tarde. Daniel tinha viajado a Buenos Aires, mas sua nora estava morta e a neta, desaparecida.

A partir deste momento, Chicha dedicou sua vida exclusivamente a encontrar Clara Anahí: recorreu delegacias, regimentos, juizados de menores igrejas, tribunais e casas de vizinhos que poderiam fornecer alguma pista do paradeiro de sua neta. Em uma das visitas aos tribunais de La Plata, depois de “portas na cara”, como ela mesma afirma, descobriu que outras avós procuravam seus netos sequestrados.

Assim, em 1977, conheceu Alicia de la Cuadra, com que se associou para buscar seus netos desaparecidos. A união com a avó na mesma situação, e posteriormente com muitas outras, a quem foram conhecendo ao longo dos anos, lhe trouxe a certeza de que a dificuldade para encontrar os bebês não se devia à burocracia, mas sim a sequestros planejados.

Com Alicia e outras avós, Chicha fundou a Associação das Avós da Praça de Maio, da qual foi a primeira presidente. O trabalho para levantar informação incluía tirar fotografias dentro de escolas, acompanhar a rotina de famílias suspeitas de apropriação de bebês seqüestrados e até usar disfarces, como de vendedoras de livros. Mariani conta que, perto de sua casa, havia uma menina de sete ou oito anos de quem as Avós tinham solicitado as análises de DNA.

“Eu saí para comprar qualquer coisa no bairro e passar na frente da casa. Ela sempre estava no jardim com um gatinho. Eu dizia ‘tchau’ e ela respondia: ‘tchau, senhora’. No dia do exame, por medo de que levassem outra menina no lugar dela, me disfarcei de enfermeira, com avental e peruca. Poucas pessoas no hospital sabiam quem eu era, e ela estava com a mãe a uns seis metros de mim. De repente, ela se separou da mãe, veio caminhando na minha direção e me disse ‘oi, senhora!’. Com medo de me reconhecerem, fui embora rápido”, relata.

Para driblar a vigilância dos militares e policiais, as avós se reuniam em praças e em cafés, fingindo comemorar um aniversário. “Quando íamos apresentar denúncias internacionais ou pedidos judiciais, íamos passado o documento por baixo da mesa e assinávamos uma por uma”, relembra. Espelhando-se nas Mães da Praça de Maio, organizadas anteriormente, as avós se uniram aos protestos semanais em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino.

Além da árdua investigação, os anos de procura também foram marcados pelas ameaças recebidas constantemente. “Uma vez, ligaram na sede da associação para dizer que jogariam uma bomba na praça e nos matariam a todas. Também picharam a palavra ‘terroristas’ nas fachadas das casas de algumas Mães e Avós.

Chicha lamenta a cumplicidade da Igreja Católica na Argentina com os crimes cometidos na ditadura. “Muitas pistas chegaram aos meus ouvidos e para comprová-las, conversei com três monsenhores”, conta. Um deles, José María Montes, com quem conversava no subsolo da Catedral, foi quem realizou a cerimônia de casamento de Daniel. “Ele tinha um fichário com dados de todos os desaparecidos e disse que ajudaria”.

Mas uma semana depois, quando regressou ao local, Chicha escutou de Montes que já não devia incomodá-lo porque a menina estava com “gente de muito poder e que não estava disposto a colaborar”. “Hoje ele tem 90 anos e continua negando o que sabe”, declarou ao Opera Mundi. Outro deles, Emilio Graselli, lhe confirmou que sua neta estava viva, mas que tinha sido entregue a uma família influente e que a Igreja não estava disposta a intervir para sua restituição.

Com base em declarações como estas, fotos e outras informações levantadas, como data de nascimento levam a Avó a acreditar que a filha adotiva da dona do diário Clarín, Ernestina Herrera de Noble, seja Clara Anahí. “Desde 78 acredito que Marcela pode ser minha neta, mas isso só será esclarecido quando o exame de DNA for devidamente realizado. Há muitos fatos e circunstâncias que a vinculam ao caso, mas até agora o caso não teve nenhuma resolução, porque eles se negam a fazer o exame e tentaram enganar-nos durante a extração de amostras”, diz.

Apesar da omissão do catolicismo na Argentina, Chicha ressalta “a grande ajuda” que recebeu da organização Clamor, do Brasil. Fundada pelo advogado e ex-deputado federal pelo PT, Luiz Eduardo Greenhalgh, pela jornalista Jan Rocha e pelo pastor Jaime Wright, a organização ajudou na restituição de Paula Logares, neta de Elsa Pavón, e primeira menor a ser identificada pela justiça, por meio de exames de DNA.

“Esta conquista foi graças a arcebispado de São Paulo. O pastor Wright foi quem me deu a foto que usamos para encontrá-la. Quando tínhamos material que corria riscos aqui, levávamos para eles, que nos ajudaram em todos os sentidos: segurança, companhia, dados, publicaram materiais com as listas dos bebes desaparecidos, sempre com o apoio do Conselho Mundial de Igrejas. Mantínhamos uma relação estreita com eles, que sempre estiveram firmes a nosso lado, e a quem devemos muitíssimo”, ressalta.

Após algumas divergências internas, sobre as quais prefere não comentar por serem “muito dolorosas”, Chicha se afastou da associação das avós em 1989. Anos depois, percebeu que não deveria desperdiçar toda a informação acumulada sobre o roubo sistemático de bebês durante a ditadura, e fundou a Associação Anahí, uma das partes querelantes do julgamento que levou o ex-ditador Jorge Rafael Videla ao banco dos réus nesta segunda-feira (28/2), ao lado de outros seis repressores acusados por 35 casos de menores sequestrados e apropriados ilegalmente.

Para o atual julgamento, Chicha pediu que sua audiência fosse antecipada e depôs à justiça em outubro do ano passado. Videla, que estava sendo julgado em Córdoba no período, se negou a escutar a declaração por teleconferência, segundo previsto.

A mudança da data foi aceita porque Chicha temia o agravamento de sua saúde, e conseqüente impossibilidade de contar o que sabe. “Sofri com dores terríveis produzidas pelo assassinato do meu filho, um ano depois ao ataque da casa, pela morte de minha nora e o desaparecimento de minha neta. Fui carregando isso ao longo da vida, que foi muito vivida, mas que deixa suas sequelas”, afirma.

Há seis ou sete anos, Chicha perdeu quase a totalidade de sua visão. “Uma das poucas coisas que identifico são as cores, e procuro aproveitá-las muito. Olho a cada minuto este ramo de hortênsias, porque não sei até quando poderei vê-las. Mas não tenho tempo de me amargar com isso, porque continuo trabalhando o dia inteiro para encontrar minha neta e para dar continuidade aos processos que temos na justiça”.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/10035/fundadora+das+avos+da+praca+de+maio+luta+para+conhecer+neta+sequestrada+ha+35+anos.shtml

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.