Bolsonaro é uma semente do fascismo, mais uma entre tantas espalhadas por aí

Frase de Bolsonaro, em Imagem UOL

Por Bob Fernandes

Tumultuadíssima a sessão na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Protestos contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), eleito presidente da Comissão. Feliciano é aquele que disse serem “amaldiçoados” os descendentes de africanos. E que tem um discurso radicalmente homofóbico.

É um direito do pastor e deputado. É a opinião dele. Como é direito se considerar deboche um cidadão com tais posições presidir uma Comissão de Direitos Humanos.

Mas quem roubou a cena foi o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), um entusiasta de Feliciano. Bolsonaro tem uma estranha fixação com o tema da homossexualidade. Sempre que a polêmica ressurge no Congresso, o deputado se excita.

Bolsonaro é hoje o mais conhecido rosto da extrema direita brasileira. Defensor da Ditadura, ele justifica a tortura. Já disse: “O cara tem que ser arrebentado para abrir a boca”. Sobre a busca de corpos dos desaparecidos na Ditadura, diz: “Quem procura osso é cachorro”.

Claro que, com frases e atitudes como estas, o que Bolsonaro busca são as manchetes. Assim ele está no sexto mandato e já tem dois filhos parlamentares. Isso é “O Ovo da Serpente” na definição do cineasta Ingmar Bergman. Isso tudo aí é a semente do fascismo. Não convém regá-la.

Que ninguém se iluda com esse deputado. Ele pode soar folclórico, um animador de auditório, engraçadinho para uns, mas é um homem perigoso para a democracia. Com atitudes como essa, Bolsonaro ajuda a avacalhar ainda mais o Congresso.

Na edição de 28 de outubro de 1987, a revista Veja publicou reportagem sobre Bolsonaro. Relevou que ele e outro militar planejavam explodir bombas em quartéis do Rio de Janeiro e na adutora do Rio Gandú.

Tal ação seria na luta por melhores salários para os militares – daí a base, a inicial, de votos do agora deputado. Bolsonaro foi processado. Ele negou tudo, foi absolvido pelo Tribunal Militar, mas havia cometido um erro.

A revista Veja publicou um croqui, desenhado pelo próprio Bolsonaro, com a bomba que seria colocada na adutora do Rio Gandú. O ministro do Exército admitiu que a reportagem estava correta. E a Veja publicou o croqui e uma foto com a seguinte legenda: “Bolsonaro, a mentira”.

O que Bolsonaro fez agora é uma evidente quebra de decoro, passível até da perda do mandato. Nada acontece porque falta autoridade moral a quem caberia puni-lo.

Toda vez que o amigo, a amiga, achar graça em alguma das atitudes desse deputado, lembre-se de uma de suas frases:

– Nós não devíamos só torturar. Devíamos torturar e matar.

Este, isso aí, é Bolsonaro.

Enviada por Vanessa Rodrigues para Combate ao Racismo Ambiental.

http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2013/03/15/bolsonaro-e-uma-semente-do-fascismo/

Comments (4)

  1. Certo está o Bolsonaro, “Somos todos iguais perante a lei”, deve existir meritocracia, daqui a pouco vão idealizar cotas para nordestinos, cotas para magros, cotas para gordos, cotas para tudo qualquer coisa! Graças a Deus Bolsonaro demonstra ser o deputado mais sensato no congresso e ainda desconhecemos qualquer desvio de conduta. Parabéns Bolsonaro!!!

  2. É por isso que o Brasil vive nessa inércia. Por causa de pessoas burras como a pessoa q publicou essa matéria! O Bolsonaro é um homem inteligentíssimo e de personalidade! O cara n é racista e nem homofóbico. Pelo contrário. Ele luta pela igualdade! E vagabundo tem mais é q se f#d&r mesmo! ”e ponto final”.

  3. Não entendo um ponto: como assim é um direito dele (Feliciano) humilhar os demais, na democracia meu direito acaba quando começa o do outro. Dizer que uns são amaldiçoados e outros precisam de cura me parece ir contra o principio de direito do próximo. Não entendo realmente como não cabe um processo por injuria e calúnia. A medicina ou a psicologia não inserem a homossexualidade no rol de doenças, portanto é injurioso. Quem disse a ele que africanos e seus descendentes são amaldiçoados? Deus? O Estado não deveria reconhecê-lo, pois é laico. Enfim…problemas sérios na democracia tropical…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.