“Ambiente, Sociedade e Governança”, de 25 a 29 de junho, em São Luiz

 

Temos o prazer de convidar os interessados para a I Jornada Internacional de Ciências Sociais/II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos “Ambiente, Sociedade e Governança”, que ocorrerão na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil, entre os dias 25 e 29 de junho de 2013.

Tendo o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e o Departamento de Sociologia e Antropologia como promotores, a I JICS/II Workshop Brazil-U.S.Network são organizados pelo Grupo de Estudos Rurais, GERUR , tendo como tema geral: “Ambiente, Sociedade e Governança”.

O evento, que junta as duas reuniões, consolida os esforços do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão no sentido da ampliação e internacionalização de agendas de pesquisas relacionadas às concepções e usos do ambiente, tendo em vista a diversidade de questões que perpassam esses estudos (relações de poder, sistemas de conhecimento e de construção da natureza, articulação de diferentes escalas territoriais, estudo de conflitos socioambientais, ambientalização de movimentos sociais, dentre outras). Busca-se, assim, reunir pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras para discutir agendas de pesquisa associadas à governança ambiental nos seus mais variados aspectos.

Uma das questões que tem sido levantadas em pesquisas de docentes das universidades que promovem/participam do evento é que muitos grupos sociais, apesar de manejarem ricos ecossistemas, não apenas sofrem as conseqüências da falta de ações de desenvolvimento econômico e político que levem em consideração o seu modo de vida, como enfrentam a destruição/degradação dos recursos básicos que manejam por outros agentes sociais movidos por lógicas outras de relação com o ambiente.

Esses grupos, recobertos por variadas referências identitárias (indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, quebradeiras de coco, populações tradicionais e outras), assim como segmentos vulneráveis de populações urbanas, enfrentam interesses de empresas nacionais e internacionais cujas ações se contrapõem ao desenvolvimento sustentável e à conservação ambiental, enquanto o Estado, em inúmeras situações, parece ter perdido a capacidade de monitoramento e controle sobre a movimentação desses variados agentes econômicos.

O empenho na viabilização de espaços de reflexão e debate sobre a temática também se deve à percepção dos desafios associados às significativas transformações sociais observadas tanto no Brasil como no mundo, gerando provocações igualmente significativas ao esforço intelectual de compreensão sociológica dessas realidades e das possibilidades abertas ao campo das Ciências Sociais. São desafios que apontam para a necessidade de aprofundamento de pesquisas empíricas, de diálogo com pesquisadores de outros países, de modo a comparar realidades distintas e a refinar esquemas interpretativos que possam dar conta de toda a complexidade que envolve tais transformações sociais, econômicas e ambientais.

Sendo assim, o principal objetivo da I Jornada Internacional de Ciências Sociais e da II Reunião da Rede Brasil Estados Unidos é propiciar espaço de aprofundamento dessas reflexões a especialistas nacionais e internacionais junto a um público amplo e qualificado.

I Jornada Internacional de Ciências Sociais terá como público principal: a) pesquisadores, professores, alunos vinculados a cursos de graduação, estudantes de programas de pós-graduação da UFMA, do IFMA, da UEMA, de campi da UFMA no continente, assim como de outras instituições brasileiras e estrangeiros de ensino superior ; b) profissionais atuantes em institutos de pesquisa, órgãos públicos ou empresas privadas; c) integrantes de órgãos de classe, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Rede Brazil U.S. em ambiente, sociedade e governança, por sua vez, reunirá professores e pesquisadores de várias áreas disciplinares e de distintas universidades brasileiras e dos Estados Unidos, dando continuidade às discussões iniciadas em Boulder, na Universidade do Colorado, em 2012.

Coordenação Geral

Prof. Dr. Benedito Souza Filho – PPGCSoc/UFMA
Profa. Dra. Maristela de Paula Andrade – PPGCSoc/UFMA

http://www.jicsufma.com/

Enviada por Maristela de Paula Andrade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.