Sem Terra ocupam Ministério da Agricultura em Brasília

Da Página do MST

Na manhã desta quinta-feira (7), mais de 1000 camponesas ligadas à Via Campesina e ao Movimento Camponês Popular (MCP), ocuparam o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília.

“Viemos defender uma agricultura que garanta a nossa soberania alimentar, com a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e com preservação ambiental. Para isso, consideramos a reforma agrária o primeiro passo, com ampla democratização da terra para os trabalhadores e trabalhadoras. Nossa mobilização pressiona o Governo para que a reforma agrária seja, finalmente, priorizada”, declara Kelli Mafort, integrante da coordenação nacional do MST.

As manifestantes denunciam o modelo de desenvolvimento protagonizado pelo agronegócio. “O modelo é aliado ao latifúndio, utiliza-se de trabalho escravo, expulsa o trabalhador do campo, não produz alimentos para o povo brasileiro. As mulheres são as primeiras a arcarem com as conseqüências: falta de trabalho, exposição constante a agrotóxicos e venenos, próprios do agronegócio. Isso é uma forma de violência contra a mulher camponesa”, completa Mafort.

As camponesas ainda reivindicam o acesso ao crédito, à assistência técnica e a políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. As mulheres também querem a intensificação da campanha de documentação rural.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas. Em Brasília, cerca de 1200 pessoas ocupam um terreno ao lado do INCRA nacional. O acampamento Hugo Chávez é por tempo indeterminado.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.mst.org.br/Camponesas-ocupam-Ministerio-da-Agricultura-em-Brasilia#.UTjV7DEN7rg.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.