Sabedoria Ancestral em Movimento: Perspectivas para a Sustentabilidade

Tsitsina Xavante

Vídeo elaborado através de pesquisa participante durante o IX Acampamento Terra Livre “Salvação do Planeta Através da Sabedoria Ancestral dos Povos Indígenas”, realizado no Rio de Janeiro durante a Rio+20 em junho de 2012, na Cúpula dos Povos – evento paralelo a Rio+20.

Foram entrevistados 16 indígenas que participaram do ATL, de distintas regiões do Brasil, de diversas faixas etárias e de ambos os sexos, alguns com experiências em participação de grandes mobilizações e outros participando pela primeira vez de um evento nacional. As entrevistas foram registradas em audiovisual, que deu origem ao produto do mestrado profissional em “Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Indígenas” (CDS-UnB).

O vídeo tem como objetivo demonstrar as diversas concepções sobre movimento indígena, sabedoria ancestral, sustentabilidade, e passar uma mensagem às futuras gerações. Uma reflexão sobre sustentabilidade para os povos indígenas em preocupação para salvação do planeta, tendo como suporte os saberes tradicionais, a valorização e o fortalecimento das transmissões dos conhecimentos tradicionais, por meio da manutenção da cultura, e podendo ter outros entendimentos sobre estes temas diante da diversidade cultural dos povos indígenas.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.