Ministra diz que ocultar papéis da ditadura é estar ‘fora da lei’

Tai Nalon

A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou nesta terça-feira (5) que qualquer orientação de dentro do governo para ocultar arquivos da ditadura militar fere determinação da presidente Dilma Rousseff e está “fora da lei”.

“O que eu penso é que existem regras e determinação da presidenta da República para total abertura. E quem estiver se colocando contra isso está agindo fora das regras e fora da lei. A regra é a abertura das informações”, disse.

Folha revelou no domingo passado que o governo retém arquivos do período militar, apesar de haver legislação que autoriza sua publicação. Guardados em pelo menos nove órgãos federais em Brasília, esses documentos não eram conhecidos por pesquisadores, a despeito da Lei de Acesso à Informação.

Após a publicação da reportagem, o governo decidiu enviar ao Arquivo Nacional todos os milhares de documentos fora do alcance do público. Eles serão catalogados e abertos à consulta. Não foi informado se há a intenção de digitalizar os papéis.

A Comissão da Verdade também desconhecia os arquivos descobertos pela Folha. O grupo ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Questionada, a ministra disse que seria uma “ingerência” comentar qualquer eventual dificuldade de acesso ao papéis antes de a comissão se manifestar. Disse, contudo, que está “buscando todas as informações sobre possíveis dificuldades que existam para que sejam sanadas no mais curto espaço de tempo”.

“Não é para haver qualquer dificuldade, qualquer limite, seja da Comissão da Verdade, seja das pessoas interessadas. Se houver, está totalmente errada.”

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1240941-ministra-diz-que-ocultar-papeis-da-ditadura-e-estar-fora-da-lei.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.