BA – XVI Edição do Curso Fábrica de Ideias de 2013

Uma combinação relativamente nova de tecnologia da informação, políticas de identidade, globalização dos modos e estratégias de preservação da cultura, além de um desencanto com a modernidade (tardia), parece ter criado um novo contexto em torno da questão da autenticidade. Muito se faz, assim, na busca do autêntico e o que se verifica hoje é um sistema funcionando, como uma espécie de porta giratória, induzindo uma desenfreada demanda por “autenticidade” e que, paralelamente, tem estimulado oportunidades para a redescoberta do que é novo e do que é antigo.

O patrimônio, muitas vezes concebido como uma questão inerente ao local, em virtude de suas ligações supostamente “naturais” com as ideias de raízes, território, e ancestralidade, vem sendo (re)descoberto, preservado, visibilisado e performatizado por forças cada vez mais globais.

O Curso Fábrica de Ideias de 2013 – agora em sua XVI edição – irá explorar a relação entre globalização, autenticidade e patrimonialização – material, artefatos, processos e formas culturais intangíveis – muitas vezes associadas a grupos ou populações que têm estado até agora, em uma posição de invisibilidade e/ou subalternidade. Desse modo tem como objetivo problematizar a criação de novos museus e arquivos ou a reforma das antigas estruturas e lugares de memória, seus projetos e movimentos visando a preservação da diversidade cultural.

Contando com a contribuição de estudiosos de renome internacional, com experiência de pesquisa e trabalho em várias regiões do mundo, o nosso curso avançado pretende olhar para este complexo panorama na tentativa de identificar as continuidades e rupturas, bem como atentar para seu desenvolvimento não só no Norte global, mas também no Sul Global .

Como a maioria dos estudantes vêm do Brasil e do resto da América Latina, estando relativamente familiarizados com esta região, os palestrantes convidados irão enfatizar outras regiões do mundo. O Professor Mike Featherstone (Goldsmith College) buscará refetir sobre a Ásia Oriental; Stephen Small (UCBerkeley) tratará do Caribe e dos EUA; e Dmitri Van Der Berselaar (Univ. de Liverpool e Slavery International Museum) irá se concentrar na África Ocidental. Um dos quatro módulos programados neste curso será realizado através de um workshop prático sobre o tema Património Digital, liderado por dois estudiosos do Programa Matrix de Digital Humanities da Michigan State University.

O curso é intensivo, com 07h de aula por dia, perfazendo um total de 72h/aula. Não será cobrada taxa de inscrição.
Os estudantes aprovados na seleção receberão o equivalente de creditação(igual a 4) para aproveitamento de estudos. As aulas serão ministradas em Inglês, com tradução consecutiva para o Português. Uma relação de textos para leitura será enviado por e-mail com antecedência, sendo a maior parte em Inglês. Um conhecimento prático do idioma é, portanto, altamente recomendável. Serão selecionados até 50 estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, com especial atenção para aqueles candidatos que se enquadrem nos grupos historicamente desfavorecidos e de universidades menos centralmente localizadas.

As inscrições serão no período 1 de março – 15 de abril de 2013.

Informações e formulários no site.

O curso é organizado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e o Programa Fábrica de Ideias do Pós-Afro (Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos) em colaboração com mais três programas de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia – Comunicação, Ciências Sociais e Antropologia.

Contato: Programa Fábrica de Idéias tel. 71-33226813 e
[email protected] e [email protected]

CURSO AVANÇADO /Escola Doutoral
FÁBRICA DE IDEIAS – XVI edição
TEMA: Patrimonio, Preservação e Globalização
Salvador, Bahia, Brasil –
Periodo: 05 a 16 de agosto de 2013
Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Apoio: FINEP

Enviada por Cíntia Beatriz Müller para a lista adin-quilombola.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.