Miriam Makeba, a “Mamãe África”, expulsa de seu país pela luta contra o racismo, faria hoje 81 anos. Vamos homenageá-la!

Tania Pacheco – Combate ao Racismo Ambiental

Até o Google lembrou e homenageou-a com seu logo de hoje, 4 de março. Miriam Makeba, a Mamãe África que passou a maior parte de sua vida adulta sem sua cidadania natal e impedida de voltar a seu país, graças à sua luta contra o racismo na África do Sul, faria hoje 81 anos. Morreu na Itália, em 2008, da mesma forma que viveu: de um ataque cardíaco após participar de um show contra o racismo e em defesa dos direitos humanos.  Para recordá-la e apresentá-la às pessoas que não a conheciam, abro mão dos sucessos óbvios, como “Pata, Pata”, e prefiro postar possivelmente sua interpretação que mais amo: “Malaika”. Aí vai ela, antecedida de um pequeno resumo da vida de Makeba, infelizmente em inglês, seguida da música, com legendas em Swahili e, também, traduzidas para o inglês. Mas a beleza da música e a doce melodia de sua voz compensam tudo.

Comments (3)

  1. obrigado !!!!!!! demais !!!!essa guerreira que tanto a minha vida inspirou e inspira !!!!!! valeu !!!!!!

  2. Obrigada, Flávio. Só uma pequena retificação: procuro homenagear o GT através do blog, mas são duas “entidades” distintas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.