Novamente no ar: “A história do Racismo”, completo em três vídeos legendados

Há um grande senão ao excelente trabalho produzido pela BBC: ele ignora a América Latina e sua realidade, não nos dedicando pouco mais que alguns minutos, além de tudo equivocados. Trata-se, pois, da História do Racismo a partir da visão anglo-saxônica, fundamentalmente. Mas não há como negar a importância da série, que  começa falando da Inglaterra, mas logo chega à Africa, onde os depoimentos são de africanos, misturando acadêmicos e pessoas do povo. O tema é depois aprofundado, chegando à Grécia e à própria Bíblia. O regresso cronológico às Américas mostra o tratamento igualmente racista dado aos povos indígenas. Uma atenção especial merece ser dada para a História do Haiti. Já nesse episódio de apresentação, o que fica claro e se manterá ao longo de todo o trabalho é a ligação entre racismo e capitalismo. Os outros dois episódios que a compõem serão postados logo a seguir. (Tania Pacheco)

Neste capítulo será feita a análise da forma como, no século XIX, se apoiava o significado do racismo com ideias científicas, com o intuito de lhe outorgar credibilidade. Durante esta época, a cultura intelectual europeia abastecia os novos territórios com colonialistas e imperialistas para assim reclamar o seu poder sobre eles, ao mesmo tempo que esmagavam a resistência e impunham as suas regras. E para isso, a ciência ficava a seu favor ao oferecer justificações teóricas da superioridade de uma determinada raça. Esta pseudo-ciência não fazia mais senão preparar o terreno para o princípio da “higiene racial”, um dos conceitos que serviriam para justificar os genocídios do século XX, como o Holocausto.

Analisando a evolução do racismo até à atualidade, este episódio mostrará como alguns dos genocídios do século XX (inclusive o massacre do Congo Belga) representavam uma nova fase do extermínio racial. Examinaremos as formas institucionalizadas de racismo como o Apartheid sul-africano e também viajaremos até aos Estados Unidos, onde o sistema tem reforçado a segregação racial nas escolas e na sociedade. Depois de considerar a ressurreição do conceito de raça com o controverso livro “The Bell Curve” – que gerou polêmica ao afirmar que os brancos eram mais inteligentes que os negros -, este programa encerra refletindo sobre os padrões da desigualdade que permanecem.

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.