Justiça do DF condena a mais de 23 anos três acusados de colocar fogo em moradores de rua em 2012

Do UOL, em Brasília

O juiz do Tribunal do Júri de Santa Maria, no Distrito Federal, condenou nesta quinta-feira (28), por homicídio qualificado, três dos cinco réus acusados de queimar moradores de rua em fevereiro de 2012. Um dos dois moradores de rua queimados morreu dias após o crime. O outro sobreviveu, mas ainda tem sequelas do caso. Ambos tiveram queimadura de 3º grau, e mais de 60% do corpo queimado.

Segundo a decisão de hoje, Daniel de Abreu Lima deve cumprir  23 anos e 10 meses de reclusão, Edmar Pereira da Cunha Júnior, 23 anos e 8 meses de reclusão, e Lucas Júnio Araújo de Sá, 23 anos e 8 meses de reclusão. Os réus Daniel Douglas Cavalcante Cardoso e Gervano Balbino de Oliveira foram absolvidos pelo Conselho de Sentença.

Segundo a denúncia apresentada no início da ação penal, um dos acusados, incomodado com a presença dos moradores de rua nas proximidades de seu comércio, teria oferecido a quantia de R$ 100 “a quem o ajudasse a espantar os moradores de rua do local”.

De acordo com a acusação, em um primeiro momento, um deles teria derramado gasolina na parte de trás de um sofá onde uma das vítimas estava deitada e, em seguida, ateado fogo. As vítimas teriam apagado o fogo do sofá com a ajuda de populares, retornando ao local onde voltaram a dormir. Mais tarde, um dos acusados teria derramado gasolina, dessa vez sobre as vítimas, e jogado um palito de fósforo aceso em sua direção, ateando fogo em ambas.

Para o Ministério Público, “o crime foi cometido mediante promessa de recompensa, emprego de fogo e utilizando-se de recurso que dificultou a defesa das vítimas que foram abordadas de surpresa quando se encontravam deitadas, dormindo e sem qualquer possibilidade de reação”. O crime ocorreu em fevereiro do ano passado.

Os advogados dos réus não foram localizados pela reportagem do UOL para comentar a sentença.

*Com informações do TJDFT

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/02/28/justica-do-df-condena-a-mais-de-23-anos-tres-acusados-de-colocar-fogo-em-moradores-de-rua-em-2012.htm

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.