Ataques aos Guarani Kaiowá se acentuam

De Olho Nas Áreas Protegidas

Tudo indica que, mesmo com a comoção pública em favor da demarcação de suas terras, a situação de genocídio vivida pelos Guarani Kaiowá e Ñandeva no Mato Grosso do Sul ainda deve demorar a ser solucionada.

Casos de violência contra os povos indígenas no estado se repetem desde a publicação do relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Iguatemipegua I (Pyelito Kue/Mbarakay), em 7/1/13, pela presidência da Funai.

A resposta dos fazendeiros e políticos do sul do estado não tardou. Em 5/2, proprietários rurais de 26 municípios do Cone Sul do Mato Grosso do Sul encaminharam à presidência da República, ao Senado, à Câmara dos Deputados um documento afirmando que a identificação da TI agravaria o conflito fundiário na região, conforme reportagem publicada pelo jornal Midiamax. De pronto, o Conselho da Aty Guasu, a grande assembleia dos povos Guarani Kaiowá e Ñandeva, rebateu: “Essa posição ou preocupação citada não tem sentido e sem fundamento, porque os indígenas Guarani e Kaiowá não têm armas de fogo e, sobretudo não têm interessem em assassinar os fazendeiros e seus pistoleiros”.

De fato, o conflito se agravou – e não pelas mãos dos indígenas. Durante o mês de janeiro, pelo menos três comunidades indígenas já haviam sofrido ameaças: o acampamento Guaiviry, onde foi morto em 2011 o cacique Nísio Gomes; a Terra Indígena Taquara, onde vive família do líder Marcos Veron, assassinado em 2009; e a área retomada Laranjeira Ñanderu, em Rio Brilhante, cuja comunidade aguarda o reconhecimento como terra indígena.

Em 7/2, durante o Carnaval, foi registrado um ataque na TI Sombrerito, próximo à fronteira com o Paraguai, em Sete Quedas, quando dois jovens foram atacados por pistoleiros. Sombrerito foi declarada de posse permanente dos indígenas em 2010, mas o processo de demarcação está estagnado. No dia 10/2, a comunidade de Pyelito Kue/Mbarakay, na TI Iguatemipeguá, é que voltou a ser atacada. Segundo informações divulgadas pelo Conselho Indigenista Missionário, neste dia homens armados acuaram e apontaram armas contra um grupo de crianças e mulheres que se banhavam no rio Hovy.

A situação de violência chegou ao extremo em 17/2, com o assassinato do jovem estudante Denílson Barbosa, no tekoha Pindo Roky, retomado pela população da Terra Indígena Caarapó após o incidente. Morto por tiros a queima-roupa, como testemunham o irmão e o primo que o acompanhavam em uma pescaria, o jovem foi enterrado na área retomada – no interior da Fazenda Santa Helena. Ainda que a autoria do crime já tenha sido assumida pelo proprietário da Orlandino Gonçalvez Carneiro, até o momento nenhum dos envolvidos teve prisão preventiva decretada.

http://monitoramento.socioambiental.org/content/ataques-aos-guarani-kaiow%C3%A1-se-acentuam

Enviada por Janete Melo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.