Ministra vai ao Mato Grosso do Sul verificar situação de violação dos direitos dos povos indígenas que vivem na região

A Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), vai a Campo Grande (MS), nesta segunda-feira (25), para  verificar in loco a situação de violação dos direitos dos povos indígenas que vivem na região.

Rosário se reúne às 17 horas com o deputado estadual Pedro Kemp, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Questões Fundiárias e Povos Indígenas. Em seguida, a ministra se reúne com membros do Conselho Atyguassu, entidade que congrega as principais lideranças indígenas na região.

A SDH/PR, por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, acompanha o acirramento dos conflitos na região, desde o assassinato do adolescente indígena Denílson Barbosa, que vivia na aldeia Guarani-Kaiowá Tey’ikue. O crime ocorreu no último sábado (16).

Assim que tomou conhecimento do caso, a SDH/PR realizou gestões junto aos seguintes órgãos: Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Funai, Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul e Ministério Público Federal. O objetivo é garantir a segurança da comunidade e a celeridade das investigações.

Desde o primeiro momento, representantes da SDH/PR mantêm contato permanente com Otoniel Guarani, uma das lideranças indígenas que acompanham o caso.

http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2013/02/25-fev-13-ministra-vai-ao-mato-grosso-do-sul-verificar-situacao-de-violacao-dos-direitos-dos-povos-indigenas-que-vivem-na-regiao

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.